Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 26 de agosto de 2024 às 10:56
Ter filhos é sinônimo de ter cuidados durante a velhice por eles? Esse assunto foi repercutido durante o programa 'Sábia Ignorância', no GNT, com a atriz Paula Burlamaqui, que comentou sobre sua lamentação de não ter tido filhos durante toda a vida.
Aos 57 anos, ela conversou no programa de Gabriela Priolli sobre o tema. Para Paula, é complicado pensar que está envelhecendo e não tem ninguém para cuidar da sua vida durante a terceira idade.
"Eu fico apavorada. Fico pensando quem é que vai cuidar de mim. E se eu tiver uma demência, alguma incapacidade, quem vai cuidar de mim? Fico aterrorizada. Se eu pudesse voltar no tempo, eu teria um filho só para garantir o bem-estar na minha velhice", disse.
A antropóloga Mirian Goldenberg, que também estava no programa, comentou que a violência contra as pessoas idosas é causada pelos próprios filhos, prática comum e que infelizmente ainda perpétua.
"Mais de 50% da violência contra os velhos, quem pratica? Os filhos e as filhas. A violência está dentro de casa. Abuso financeiro, violência física, violência verbal e violência psicológica, Paula. Quem vai cuidar da gente na velhice?", questiona a antropóloga.
Nos comentários, diversas pessoas comentaram que adultos não devem colocar filhos no mundo para pensar na velhice, e sim, para saber como é a maternidade ou paternidade.
"A solução pode até parecer egoísta, mas as preocupações e angústias são legítimas", disse uma internauta. "Ter filhos não é ter garantias de ser cuidado(a) por eles! Conheço vários idosos abandonados em asilos ou até mesmo em casa", comentou outra seguidora.