Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Tharsila Prates
Publicado em 21 de novembro de 2024 às 15:32
A peça Os dias lindos de Celina Bonsucesso volta ao Teatro Martim Gonçalves, no Canela, em Salvador. Serão quatro apresentações, desta quinta-feira (21) a domingo (24), após o sucesso da temporada de estreia, celebrando os 60 anos de carreira da atriz Yumara Rodrigues, que morreu aos 90 anos no início deste mês.
Escrita especialmente para Yumara por Paulo Henrique Alcântara a pedido da atriz, a peça, protagonizada por Chica Carelli, apresenta as memórias de uma senhora que envelheceu amando o cinema. A peça conta ainda com Vivianne Laert, Bárbara Borgga, Márcia Andrade e Kátia Leal, além de Veridiana Andrade, Clarissa Gonçalves e Júlia Anastácia, que, nesta temporada, será substituída pela atriz Nina Andrade.
Em cena, reflexões sobre temas sociais relevantes, já que a trama aponta para a condição feminina, machismo, etarismo e envelhecimento, chamando atenção para os desafios crescentes associados ao envelhecimento da população.
O diretor é Hyago Matos, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2022 como Revelação pela direção de duas montagens. Também dirigiu Maldita Seja, indicada ao Prêmio Braskem de Teatro de 2023 na categoria Melhor Espetáculo.
Em agosto de 2023, Hyago Matos dirigiu, com Márcio Meirelles, no Teatro Vila Velha, uma leitura dramática do texto Os dias lindos..., recebido com emoção pelo público, que pôde conhecer a história de Celina Bonsucesso, uma senhora cinéfila, que, devido às circunstâncias (perda de memória e velhice), vai morar num asilo. Celina é enlaçada pelas lembranças e esquecimentos, envolvendo-a numa dança entre o agora e o que passou, fazendo-a contracenar com o passado. Celina parte em busca do tempo perdido, acertando contas com o passado. Esta vai em busca da irmã e de resposta sobre o motivo que as separou.
Os ingressos estão à venda no Sympla por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).