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Da Redação
Publicado em 9 de maio de 2024 às 07:31
A Orquestra Sinfônica da Bahia promove neste sábado (11) duas sessões da Série Carybé, projeto que traz apresentações com formato e repertório voltado para grupos de música de câmara. Os concertos acontecem na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), às 17h e às 20h, com ingressos à venda por R$20 (inteira) e R$10 (meia), na bilheteria do TCA e na plataforma online Sympla. >
A primeira apresentação deste sábado, às 17h, será feita pelo Quarteto de Cordas da OSBA, composto pelos violinistas Francisco Roa e José Fernandes, o violista Serghei Iurcik e o violoncelista Thomaz Rodrigues. Já às 20h, será a vez do concerto do Trio de Trombones, formado pelos trombonistas Hélio Góes, Mauro Madruga e Michele Girardi.>
No programa do concerto do Quarteto de Cordas, estarão presentes obras do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e do tcheco Antonín Dvořák (1841-1904), famosos compositores de clássicos da música de concerto, aqui em composições feitas para este formato com dois violinos, viola e violoncelo. Já a apresentação do Trio de Trombones traz obras originais para este formato com três trombones, em sua maioria com composições do período contemporâneo.>
A apresentação do Quarteto de Cordas traz duas obras relativamente contemporâneas entre si: o “Quarteto de Cordas Nº 12 em Fá Maior”, de Antonín Dvořák, composto em 1893; e o “Quarteto de Cordas Nº1”, de Heitor Villa-Lobos, feito originalmente em 1915, apesar de ter sido revisado em 1943 – versão presente no programa deste concerto.>
“Dvořák e Villa-Lobos são compositores já conhecidos do público da Osba por suas obras sinfônicas, mas aqui poderemos ver seus trabalhos sob uma luz um pouco mais intimista. Isso nos permitirá perceber e discutir as influências de seus locais e seus períodos com maior clareza”, explica o violoncelista da OSBA, Thomaz Rodrigues.>
As duas obras da apresentação do Quarteto de Cordas trazem influências regionais de seus compositores, como a menção a elementos das Bachianas Brasileiras na obra de Villa-Lobos ou a influência da música negra norte-americana na peça composta por Dvořák, quando o músico tcheco dirigiu o Conservatório de Música de Nova Iorque.>
“De certa maneira, Dvořák contribuiu com o estabelecimento de uma nova linguagem musical, que nas décadas seguintes floresceria com compositores estadunidenses fortemente enraizados em suas influências nacionais, tal qual Villa-Lobos e seus contemporâneos na América do Sul”, complementa Rodrigues.>
Já o concerto do Trio de Trombones traz a oportunidade de assistirmos a uma formação que não é tão comum nas apresentações voltadas para a música de câmara. Para o programa, os trombonistas da OSBA Hélio Góes, Mauro Madruga e Michele Girardi montaram um repertório que traz obras originais para este formato, sem adaptações de arranjos para outros instrumentos.>
“São todas composições originais, em sua maioria do período contemporâneo (século XX e XXI), com exceção da obra composta pelo austríaco Anton Bruckner, que possui um caráter mais meditativo, ligado à música sacra. Essa inclusão também é uma homenagem aos 200 anos de nascimento de Bruckner, que comemoramos em 2024”, revela o trombonista da OSBA, o italiano Michele Girardi.>
Dentre as obras do programa, Girardi aponta que a composição “Fire Horse”, de Steven Verhelst, é a ‘cereja do bolo’ deste concerto. Para a interpretação desta música, o trio de trombonistas receberá a participação do pianista da OSBA, Eduardo Torres. “É uma obra que tem uma atmosfera animada, cantável, bastante melódica, explorando muito bem as potencialidades do trio de trombones”, complementa Girardi.>