Oppenheimer mostra o início da era atômica

Filme de Christopher Nolan tem Cillian Murphy, Matt Damon, Robert Downey Jr e Emily Blunt no elenco

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2023 às 06:00

Cillian Murphy e Matt Damon em Oppenheimer
Cillian Murphy e Matt Damon em Oppenheimer Crédito: divulgação

O lançamento do filme Oppenheimer, do cultuado cineasta Christopher Nolan (A Origem e a trilogia Cavaleiro das Trevas), nesta quinta-feira (20), renovou a curiosidade sobre a história do físico teórico americano Julius Robert Oppenheimer (1904-1967) e o seu papel na criação da bomba atômica, que destruiu as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945, matando instantaneamente 115 mil pessoas - cerca de 60 mil morreram posteriormente.

O longa aborda aspectos da vida pessoal do cientista e também de seu trabalho para o governo americano durante a Segunda Guerra Mundial. Oppenheimer (vivido no filme pelo ator Cillian Murphy, de Peaky Blinders) liderou o Projeto Manhattan, responsável pelo desenvolvimento das primeiras armas nucleares, e se tornou mundialmente conhecido como “o pai da bomba atômica”.

Nolan, porém, se volta bem mais para as dualidades do homem, ainda que ressalte a imensa brutalidade dos armamentos nucleares, sobretudo agora, durante a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, em que o assunto voltou a ser falado mundo afora.

Filho de um casal de imigrantes judeus de origem alemã que fizeram fortuna no setor têxtil nos Estados Unidos, Oppenheimer estudou química em Harvard (EUA), Cambridge (Reino Unido) e Gôttingen (Alemanha). De volta aos EUA, se tornou professor em Harvard, na Caltech) e em Berkeley. Com o início da Segunda Guerra, financiou a saída de físicos da Alemanha nazista, apoiou movimentos contra o fascismo e contribuiu com o partido comunista.

Depois da invasão da Polônia pela Alemanha nazista, em 1939, os físicos Albert Einstein, Leo Szilard e Eugene Wigner alertaram o governo americano do perigo que seria para a humanidade se os nazistas fossem os primeiros a desenvolver uma bomba nuclear. O alerta foi crucial para o governo americano criar, em 1942, o Projeto Manhattan e convocar Oppenheimer para liderá-lo, sendo encarregado de dirigir o Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México, onde foi testada com sucesso a primeira bomba atômica, em 1945.

Além de Cillian Murphy, o elenco conta com Matt Damon, Robert Downey Jr, Kenneth Branagh, Florence Pugh e Emily Blunt.