Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Nova obra de Casey McQuiston é escrita em linguagem neutra

Autore de Vermelho, Branco e Sangue Azul trata personagem pelos pronomes 'elu/delu'

  • Foto do(a) author(a) Doris Miranda
  • Doris Miranda

Publicado em 10 de setembro de 2024 às 06:00

Combina? é da mesma autore de Vermelho, Branco e Sangue Azul
Combina? é de autore de Vermelho, Branco e Sangue Azul Crédito: divulgação

Depois do imenso sucesso de Vermelho, Branco e Sangue Azul, livro e série, Casey McQuiston está lançando seu novo trabalho, Combina? (Seguinte), obra que também tem como foco principal um casal LGBTQIA+. Mas, em relação ao anterior, este livro tem um plus: grande parte de seu conteúdo foi escrito em linguagem neutra. O spoiler já está na capa. Sob o nome de McQuiston está escrito a palavra 'autore', assim mesmo, indicando que se trata de uma pessoa não binária.

Adequar o texto de McQuiston à concordância com os pronomes neutros no português (elu/delu) deu um trabalhão para o tradutor Guilherme Miranda, já que em inglês os pronomes they/them já são naturalmente neutros e também são usados pela população queer, como é o caso dos famosos Demi Lovato e Sam Smith. McQuiston revelou surpresa com as possibilidades de gênero da língua portuguesa quando visitou o país há dois anos, ocasião em que veio divulgar Vermelho, Branco e Sangue Azul.

"Sei que dei trabalho para os tradutores. Mas fico feliz de talvez estar abrindo espaço para essas conversas e, quem sabe, resolver algumas coisas. Quero ver como essas línguas, tão belas, vão evoluir para serem faladas também por pessoas LGBTQIA+", disse McQuiston à Folha de S.Paulo.

A história gira em torno dos amigos de infância Kit e Theo, que cresceeram apaixonados e viveram um romance pleno até se separarem por um motivo qualquer. O curioso é que o leitor não percebe que um deles não se identifica nem como homem nem como mulher até um pouco antes da metade da trama, quando um deles se torna narrador.

Apesar de ser uma opção literária controversa (alguns acadêmicos são veementemente contra), a linguagem neutra neste caso contribui para um crescente interesse do leitor, até para descobrir sobre quem estamos lendo naquele momento.

O porém é que McQuiston se perde no ritmo de Combina? e transforma sua história numa narrativa prolixa. Não pelos pronomes neutros usados. Mas, sim, pela falta de edição. Quem leu Vermelho, Branco e Sangue Azul, sem deslumbramento, há de concordar.

Capa de Combina?
Capa de Combina? Crédito: divulgação

SERVIÇO - Livro: Combina? | Autore: Casey McQuiston | Editora: Seguinte | Preço: R$ 69,90; R$ 30 (e-book) | 432 págs