Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 4 de janeiro de 2024 às 07:00
A diretora e artista de storyboard Fawn Veerasunthorn não é novata na indústria de filmes de animação. Especialmente na Disney, onde já foi encarregada pela arte e história em títulos como WiFi Ralph: Quebrando a Internet, Raya e o Último Dragão, Moana: Um Mar de Aventuras e Frozen.
Com Wish: O Poder dos Desejos, novo filme da Disney que estreia hoje (4), Veerasunthorn se destaca como a primeira mulher tailandesa a comandar um longa-metragem do estúdio – tarefa que realiza ao lado de Chris Buck (Frozen I e II). “Ser a primeira diretora tailandesa em uma animação da Disney vai além de todo e qualquer sonho que já tive”, diz ela, ressaltando que a obra trata do poder dos desejos. “É a prova de que sonhos impossíveis podem ser concretizar”, completa.
Por outro lado, Veerasunthorn revela que sentiu dificuldades em levar adiante essa missão: “Pensei muito na minha experiência crescendo. Mas, em determinado momento, achei que minha experiência não fosse universal o suficiente. Como cresci na Tailândia, presumi que minha vivência seria um empecilho. No entanto, usei como fonte de inspiração a minha bagagem como artista para me encontrar no projeto”. Ela é a segunda mulher a dirigir um longa de animação da Disney - a primeira foi Jennifer Lee, de Frozen I e II.
A trama principal de Wish: O Poder dos Desejos acompanha a jovem e sonhadora Asha (Ariana DeBose, de West Side Story), que tem seu desejo atendido por uma força cósmica chamada Estrela. Juntas, elas precisam enfrentar o autoritário Rei Magnífico (Chris Pine) para salvar sua comunidade. No elenco de vozes brasileiras estão Marcelo Adnet, Di Ferrero, Alcione, Evelyn Castro, Solange Almeida e