Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Músico Hermeto Pascoal denuncia INSS por bloquear sua aposentadoria

Artista enfrenta obstáculos burocráticos para reativar benefício

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 28 de março de 2025 às 09:12

Hermeto Pascoal
Hermeto Pascoal Crédito: João Atala/Divulgacão

O renomado músico Hermeto Pascoal, de 88 anos, usou suas redes sociais para relatar dificuldades com o INSS, que bloqueou sua aposentadoria por idade. De acordo com o artista, o benefício foi suspenso inicialmente por "falta de prova de vida presencial exigida em Curitiba, cidade onde ele não mora há mais de 10 anos". Pascoal esclareceu que, após resolver essa pendência, o benefício foi novamente bloqueado por outro motivo: a falta de saque.

"Agora, o benefício segue bloqueado por um novo motivo: '37 - Suspenso por não saque'", explicou o músico, referindo-se à suspensão que ocorre quando o pagamento não é retirado dentro do prazo e o valor é estornado. Embora já tenha feito uma nova solicitação para reativação do benefício, até o momento, não obteve resposta.

Hermeto Pascoal destacou a dificuldade dos idosos em lidar com os canais digitais utilizados pelo INSS para resolver questões como essa. "Canais que são difíceis de acessar, especialmente para idosos nessa faixa etária", afirmou. Para o músico, o uso de aplicativos e telefonemas dificulta o processo para pessoas mais velhas, que enfrentam desafios no acesso e na compreensão dessas ferramentas.

A situação de Pascoal não é um caso isolado. Outros artistas e idosos têm relatado problemas semelhantes com o INSS. Fernanda Montenegro, por exemplo, teve sua aposentadoria suspensa por ser considerada "morta" no sistema, e Martinho da Vila também enfrentou o bloqueio de seu benefício. Pascoal observa que essas situações revelam falhas sérias no sistema de aposentadoria, afetando milhares de pessoas.

"Esse caso não é um pedido por privilégio. É um alerta sobre como o sistema trata nossos idosos, inclusive aqueles que dedicaram suas vidas à cultura brasileira", afirmou, deixando claro que sua denúncia busca chamar a atenção para o desrespeito e a burocracia enfrentada pelos idosos, que deveriam ser prioritários, conforme garante o Estatuto do Idoso.