Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alô Alô Bahia
Publicado em 9 de setembro de 2024 às 19:57
Dono de uma das vozes mais icônicas da história do cinema, James Earl Jones, ator ganhador de todos os principais prêmios do entretenimento americano, morreu aos 93 anos nesta segunda-feira (9).
De acordo com o site Deadline, ele estava em sua casa, em Nova York, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por seus agentes.
Entre seus trabalhos mais famosos, estão a voz do vilão Darth Vader, de Star Wars, e Mufasa, o Rei Leão.
Amado e respeitado por diferentes gerações de colegas e de fãs, o americano é um dos poucos atores ganhadores dos maiores prêmios da TV (Emmy), música (Grammy), teatro (Tony) e cinema (Oscar) — uma classe conhecida popularmente como EGOT.
Ao todo, ele conta com três estatuetas do Tony, duas do Emmy e um Grammy, além de ter recebido um Oscar honorário em 2012.
Jones fez a sua estreia no cinema no clássico Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick. No entanto, ele é mundialmente conhecido por ser a voz do vilão Darth Vader na trilogia original de Star Wars, além de ter reprisado o papel em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, Rogue One: Uma História Star Wars, Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Star Wars: Rebels.
Além disso, Jones viveu o Rei Jaffe Joffer, em Um Príncipe em Nova York, com Eddie Murphy.
Jones foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por seu papel em A Grande Esperança Branca, de 1971. Indicado oito vezes ao Emmy, suas duas vitórias vieram em 1991: Melhor Ator em Série Dramática por Anjo Maldito e Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie por Conflito em Los Angeles.
Jones foi casado pela primeira vez com a atriz e cantora Julienne Marie. Sua segunda esposa, a atriz Cecilia Hart, morreu em 2016. Ele deixa seu filho, Flynn Earl Jones.