Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Anna Luiza Santos
Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 21:30
Nesta terça-feira (3), a cantora Marina Lima revelou nas suas redes sociais qual foi o último pedido de seu irmão, Antonio Cícero, antes de se submeter a eutanásia, em 23 de outubro, na Suíça, aos 79 anos. O poeta e escritor de canções como ‘Fullgás’ e ‘À Francesa’ pediu à irmã que fosse homenageado na Academia Brasileira de Letras, instituição que ele admirava e era membro desde 2017.
"Farei uma homenagem ao meu irmão Cícero. Este foi o seu último pedido para mim. Cícero gostava muito do ambiente da Academia, fez amigos verdadeiros lá, pessoas que tinha prazer de encontrar. Então planejo um recital que celebre isso, incluindo lindas canções nossas", declarou a cantora.
A apresentação ocorrerá no dia 12 de dezembro no salão nobre da ABL, no Rio de Janeiro. Marina revelou que antes da homenagem, a ABL fará uma cerimônia de abertura com um pronunciamento de Merval Pereira, presidente da instituição.
"Na minha parte da homenagem, contarei também com Rosiska Darcy de Oliveira e Eduardo Giannetti, dois grandes amigos do Cícero da Academia. Pedi aos dois para estarem comigo. É desta maneira simples e profunda que desejo homenagear a memória do meu irmão e sua passagem como membro dessa ilustre Academia", concluiu Marina Lima.
Cícero lutava nos últimos anos contra o Alzheimer e tratava de problemas neurológicos causados pela doença em Zurique, na Suíça. Ele faleceu no dia 23 de outubro, durante o procedimento de eutanásia.
Segundo o marido do poeta, Marcelo Pies, ele planejava sua despedida há anos, devido ao sofrimento intenso causado pela doença, mas "insistiu que ninguém soubesse".