Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Marido de Karnal revela que diagnóstico de autismo transformou o seu casamento

Vitor Fadul recebeu a confirmação de TEA aos 25 anos e afirmou ter mudado sua relação com o filósofo e historiador Leandro Karnal

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 2 de dezembro de 2024 às 14:49

Leandro Karnal e Vitor Fadul
Leandro Karnal e Vitor Fadul Crédito: Reprodução / Redes Sociais

O marido de Leandro Karnal, o cantor Vitor Fadul, contou que sua percepção de vida se transformou após receber o diagnóstico de autismo, aos 25 anos. O cantor enfrentava dificuldades na relação com Karnal, mas ao se perceber parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi mais acolhido na relação amorosa com o historiador e mais compreendido pela sociedade.

"Não conseguia entender, as pessoas também não, virava uma grande bola de neve. Sendo muito sincero, se não tivesse descoberto o autismo o meu casamento com o Leandro teria acabado há muito tempo, porque não conseguia me entender e os outros também não. Tanto ele quanto as demais pessoas", contou em entrevista à Revista Quem.

Ele contou que tentava compreender o comportamento das pessoas, mas sentia que "destoavam" do seu. "Sabendo do autismo, fui me entendendo e estou me entendendo mais que nunca", completou. Ele ressaltou que o diagnóstico ajudou e permitiu "maior compreensão da minha parte comigo e da parte dele [Karnal] comigo".

Vitor Fadul também destacou o grande apoio que recebeu do marido no tratamento. "Em vários momentos peço para o Leandro falar comigo sobre um tema. É como se fosse um teatrinho e vamos encenando. Por exemplo, como reagir quando recebo um presente e vamos interpretando até chegar um ponto. Se as pessoas forem lidar com as minhas reações sem o trabalho de construção que fui fazendo ao longo do tempo, poderia ter muitos problemas sociais”, explicou

Desde então, Fadul faz acompanhamento com médicos e sua medicação o ajuda no dia a dia. "Existe uma literatura que explica muita coisa e, a partir disso, não que tenha sido um mar de rosas, porque nada é, mas pude contar com muito mais compreensão da minha parte comigo e da parte dele comigo. E com os outros, pessoas que me rodeiam. Elas podem não entender tanto do autismo, mas entendem que podem ter um cuidado diferente comigo e com meu tempo", ressaltou.

O cantor de 29 anos e o historiador de 61 estão juntos há cerca de cinco anos e são casados.