Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Mariana Rios relembra doença rara no ouvido após período de estresse

Atriz contou que luta contra a Doença de Ménière e perdeu 30% da audição de um dos ouvidos; artista convive com um zumbido constante

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 11 de dezembro de 2024 às 19:54

Atriz Mariana Rios
Atriz Mariana Rios Crédito: Reprodução/Instagram

A atriz Mariana Rios relembrou que foi diagnosticada com a Doença de Ménière, uma condição auditiva rara, após enfrentar um intenso período de estresse. Durante entrevista ao programa The Noite com Danilo Gentili, ela explicou que a sobrecarga no trabalho foi um dos fatores. Com o quadro, a artista perdeu 30% da audição do ouvido esquerdo e hoje vive diariamente com um zumbido no ouvido.

“Eu estava no trabalho, super estressada, fazendo toda hora a ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, e meu ouvido começou um zumbido sem fim durante esse pico de estresse”, contou.

“Desci no Rio, sentindo o ouvido apitar. O ouvido ficou apitando um mês, e não fui ao médico. Quando comecei a ficar tonta e a ter labirintite, pensei: ‘Tem alguma coisa errada’. Fui ao médico, e ele disse: ‘Você veio tarde. Deveria ter vindo nas primeiras 36 horas. Você perdeu 30% da audição, e não há como reverter'”, acrescentou.

Mariana contou que, durante um momento de alta pressão no trabalho, a atriz percebeu um zumbido no ouvido ao descer de um voo. Inicialmente, ela ignorou os sintomas, mas crises de tontura e labirintite a levaram a buscar ajuda médica. Após o diagnóstico, ela foi informada de que o tratamento nas primeiras 36 horas poderia ter evitado danos maiores.

No caso dela, não seguir as recomendações médicas poderia aflorar mais ainda os sintomas. “Não estou generalizando, para cada pessoa [é diferente], mas o meu funciona dessa forma. Isso me trouxe o entendimento de que eu precisava parar, olhar para dentro, entender o que eu estava fazendo com a minha vida”, explicou.

A atriz reforçou a importância de cuidar da saúde mental e física, alertando sobre os impactos do estresse prolongado na qualidade de vida. Após a descoberta, a atriz passou por mudanças na rotina para conseguir conviver com a doença, como evitar dormir menos de oito horas ou mais de nove horas por noite.

O que é a Doença de Ménière?

A Doença de Ménière é uma condição autoimune e afeta o labirinto do ouvido, provocando perda auditiva, zumbido constante e tontura. A síndrome é caracterizada pelo aumento da pressão do líquido [endolinfa] dentro das membranas da orelha interna que causa os sintomas citados.

Estresse pode ser a causa?

Nathália Prudêncio é médica otorrinolaringologista e relatou que não é possível confirmar que o estresse é o principal fator para essa doença. "Não podemos afirmar que o estresse e a ansiedade, isoladamente, sejam a causa da tontura e do zumbido. No entanto, com certeza agravam os problemas e são agravados por eles, já que pacientes com zumbido e tontura não tratadas podem ter piora do quadro de saúde mental", explicou ela à revista Quem, em relação ao caso da atriz.