Marca baiana desenvolve coleção de capelos acessíveis para cabelos afro

A campanha #RespeitaMeuCapelo é desenvolvida pela marca baiana de moda Dendezeiro em parceria o grupo de cosméticos Vult

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Publicado em 10 de abril de 2024 às 17:31

Campanha #RespeitaMeuCapelo é desenvolvida pela marca baiana de moda Dendezeiro Crédito: Divulgação

Uma coleção de capelos criados por pessoas pretas, para pessoas pretas se formarem e seguirem seus sonhos. Esse é o mote da campanha #RespeitaMeuCapelo, desenvolvida pela marca baiana de moda Dendezeiro, em parceria o grupo de cosméticos Vult. A iniciativa conta com o apoio das universidades Zumbi Dos Palmares e a Universidade Federal do Sul da Bahia.

Segundo Joana Guimarães, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Itabuna, alguns estudantes chegam a deixar de usar o capelo por conta da dificuldade e da falta de adaptação à diversidade de penteados. “A gente tem evitado usar capelo. Eu tenho uma coisa para usar na minha formatura, que é o dia mais importante para a vida. Eu não posso usar porque simplesmente ele não é desenhado para o tipo de pessoa que eu sou”, conta.

Ela reflete que a campanha traz acessibilidade. “Eu acho que é fantástico porque aquele momento ali de uso disso é um símbolo, né?”, afirma Joana.

Com design montado pela marca baiana, o capelo conta com hastes e modelos que se adequam aos mais variados tipos de cabelo de pessoas negras.

Veja

Capelos acessíveis Crédito: Divulgação

A parceria vai resultar na produção de cerca de 1.000 unidades para as formaturas previstas no segundo semestre das duas instituições de ensino. Como parte desse legado, também os designs dos novos capelos serão disponibilizados em breve para todas as universidades que quiserem reproduzir os modelos por meio do site oficial do projeto.