Marca baiana de acessórios desfila em evento importante em Paris

Irá Salles apresentou suas criações na Paris Fashion Week,

  • Foto do(a) author(a) Helenildo Amaral
  • Foto do(a) author(a) Paula Magalhães
  • Helenildo Amaral

  • Paula Magalhães

Publicado em 10 de março de 2024 às 16:00

Obra de Irá Salles na Paris Fashion Week
Obra de Irá Salles na Paris Fashion Week Crédito: divulgação

Há 25 anos a estilista baiana Irá Salles (@irasalles) desenvolve uma marca onde o feito à mão é o grande trunfo. Tudo pensado e confeccionado na Bahia. Para fazer jus a essa história nada como poder celebrar em uma das principais capitais internacionais da moda. Foi o que aconteceu na última terça-feira, dia 5 de março, em Paris. Irá capitaneou um desfile solo durante a Paris Fashion Week, no prestigiado Le Salon de Miroirs (O Salão dos Espelhos).

A apresentação batizada de "Cidade das Luzes" promoveu um belo encontro de inspirações francesas com o melhor do design brasileiro. Essa é a segunda incursão da grife baiana em um evento internacional - a anterior foi na semana de moda de Milão. O que a plateia francesa viu foram bolsas coloridas em tapeçaria, com detalhes em crochê, macramê e aplicações de contas de vidro, tudo com acabamentos couro também.

"Combinei peças atemporais com novidades ricas em cor e com um design alegre, marcas registradas do nosso DNA", revelou Irá. A boa notícia é que as peças desfiladas na Cidade Luz já estão disponíveis em Salvador, tanto na loja da brand no Shopping Barra, quanto no ateliê do Caminho das Árvores (Alameda dos Umbuzeiros, 498). Direto de Paris, Irá Salles bateu um papo rápido sobre essa experiência importante para consolidar sua trajetória no mundo da moda. Aproveite também para conferir imagens em primeira mão da coleção estreada na capital francesa.

1. Como surgiu o convite para desfilar em Paris ?

No ano passado, a curadora de moda italiana Flávia Canata me convidou para fazer a Milan Fashion Week, onde tivemos uma pequena participação. Assim, surgiu a oportunidade de fazer um desfile solo na Paris Fashion Week.

2. Qual o significado para a marca desse evento?

Estar no maior e mais importante evento de moda do mundo é um passo importante e que dá grande visibilidade. Muita gente importante do meio vai nesses eventos. Por exemplo, nesse desfile recebemos a assistente de design de acessórios da Chanel.

3. Qual o conceito e os principais destaques dessa coleção ?

Quis levar a Bahia de forma elegante e alegre. Houve uma referência cubista que remete sutilmente ao movimento cubista francês nas bolsas, além da estampa Vichy, um clássico St. Tropez, todo feito em ponto de tapeçaria.

4. O que você espera alcançar depois de participar de desfile em uma das capitais internacionais da moda ?

Com certeza, dar visibilidade à moda brasileira e mostrar nosso estilo, cores, vibração, que é a moda feita no Brasil. É isso que eles querem ver e consumir da gente.