Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Heider Sacramento
Publicado em 3 de janeiro de 2025 às 13:20
O autor de novelas Manoel Carlos, de 91 anos, enfrenta uma piora de seu estado de saúde devido à progressão da doença de Parkinson. De acordo com informações divulgadas pela produtora Boa Palavra, liderada por sua filha, Júlia Almeida, o quadro de saúde do escritor tem comprometido ainda mais suas funções motoras e cognitivas nos últimos meses.
Atualmente, o principal objetivo é o manejo dos sintomas, a fim de garantir o máximo de conforto ao autor, conforme informado pelos familiares. Em comunicado, a família solicitou que visitas sejam evitadas neste momento e ressaltou que novas atualizações sobre seu estado de saúde serão divulgadas se necessário.
"Manoel Carlos enfrenta uma piora em seu estado geral devido à Doença de Parkinson, com comprometimento motor e cognitivo agravados nos últimos meses. Ele está sob cuidados médicos especializados e recebe suporte integral de sua esposa, Bety, e da filha, Júlia, em uma ambiente tranquilo e protegido", diz o comunicado publicado no perfil da produtora Boa Palavra.
A atriz Júlia Almeida, filha do autor explicou que ele está em recuperação após uma cirurgia realizada no final de dezembro e segue em casa, recebendo todos os cuidados necessários. "Faço esse vídeo para pedir respeito em nome da minha família e do meu pai. Não é uma doença incomum, ao contrário, mas cada um passa pelo seu processo", afirmou a filha, em tom de desabafo, ao pedir compreensão e respeito neste momento delicado.
Manoel Carlos está aposentado das novelas desde 2014, quando escreveu "Em Família" (Globo). Diagnosticado com doença de Parkinson há seis anos, o autor vive afastado dos holofotes, morando no Leblon, no Rio de Janeiro, com sua esposa, Elisabety de Almeida. Embora passe a maior parte do tempo em casa, ele mantém o hábito diário de tomar banho de sol pela manhã, enquanto lê jornais na área externa.