Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elis Freire
Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 16:52
O cantor Lucas Lucco, de 33 anos, comentou sobre a sua recente iniciativa em compartilhar nas redes sociais sua batalha envolvendo a saúde mental. Ele contou que recebeu o diagnóstico de bipolaridade aos 10 anos e que posta os vídeos do seu dia a dia para levantar um debate sobre o transtorno e compartilhar sua vida real com os fãs.
"O meu propósito, a partir do momento que eu me sentir pronto, é de poder realmente ajudar a abordagem sobre saúde mental no nosso país que hoje ainda é muito limitada", disse em entrevista à GQ.
Lucas explicou que mesmo tendo recebido o diagnóstico desde cedo o meio artístico influenciou na piora dos sintomas. “Desde os meus 10 anos eu comecei a dar indícios (de transtorno bipolar). Tem a ver com uma questão de família e genética. Mas depois que comecei a carreira, foi um gatilho”, disse ao portal.
Recentemente, o artista publicou um vídeo visivelmente abatido. Os fãs preocupados logo apontaram que Lucco poderia estar lidando com os sintomas de transtornos psicológicos. Além de bipolaridade, o cantor é diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) severo.
"Acho muito louco mostrar isso. Cada dia você acorda de um jeito. Um dia mal, outro legal. E você tem que acordar, trabalhar, não tem chororô. (...) As pessoas não sabem que o maior mal daqui para frente são as doenças invisíveis e os machucados que não sagram", refletiu.
Hoje, o artista se reconhece como uma espécie de "porta-voz da causa". "Quando temos um propósito, não ligamos para o que as pessoas vão falar. O foco é ajudar", defendeu. Lucas pretende seguir mostrando sua vida sem filtros, para que as pessoas possam se enxergar em uma rotina real, com altos e baixos. Seu próximo passo é lançar um canal do YouTube para compartilhar um "360º da sua vida". "Todo mundo só mostra o lado bom e eu quero mostrar o outro lado", contou.
Afastado dos palcos
Lucas Lucco está afastado dos palcos desde dezembro de 2023 para cuidar de questões de saúde mental. Desde então, o cantor e ator tem usado as redes sociais para falar sobre os transtornos mentais que enfrenta.
"Nesse ano de 2023, tive que soltar nota duas vezes para justificar o adiamento/cancelamento de alguns shows. Remanejando e lutando com a agenda por conta dos vários e vários compromissos que as empresas que tenho hoje me demandam. Tive inúmeras crises durante o ano, mas no dia 7 de novembro ficou muito intenso e, de lá pra cá, fiquei sem sintomas durante somente três dias desses 30", disse nas suas redes sociais.
O artista chegou a pedir na época, mas explicou que o Transtorno Afetivo Bipolar o fez precisar de uma pausa para cuidar de si. "Amo tudo que eu faço, amo o meu trabalho dentro e fora do palco mas às vezes o TAB consegue me limitar muito e, por isso, preciso dessa pequena pausa. Peço desculpas as pessoas que iriam nos shows desse fim de semana, sinto muito, mas eu preciso ficar 100% pro meu filho, pro palco, pras empresas e pra realizar os sonhos e objetivos que eu ainda tenho a realizar", declarou o cantor, na época.