Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Livro sobre Santa Dulce dos Pobres com relatos de personalidades será lançado em Salvador

Obra reúne depoimentos e fotografias históricas sobre a vida e o legado da santa baiana

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 3 de abril de 2025 às 13:00

Livro será lançado esse mês
Livro será lançado esse mês Crédito: Divulgação

A história e o legado de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira, serão revisitados no livro "Santa Dulce dos Pobres: a primeira santa brasileira e sua obra viva", que será lançado em Salvador no dia 9 de abril, às 17h, no Piano Bar do Palacete Tira Chapéu, na Rua Chile, Centro Histórico. A publicação, que reúne depoimentos de diversas personalidades, terá uma sessão especial de autógrafos com a autora, Maria Rita Pontes, sobrinha da santa e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

A obra de 272 páginas apresenta relatos de figuras como Roberto Carlos, Padre Júlio Lancelotti, Xuxa, Drauzio Varella, Paulo Gustavo, Thiaguinho e Preta Gil, além de líderes religiosos como Mãe Stella de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois, Divaldo Franco e o rabino Uri Lam. O livro destaca a importância do diálogo inter-religioso na trajetória da santa e traz imagens históricas que ilustram sua dedicação aos mais necessitados.

“O livro consegue fazer essa mistura entre conteúdo textual e imagem, que é a nova linguagem de leitura hoje em dia”, explica Phillip Vitorio, CEO da Editora VJ e um dos idealizadores da obra. Além das fotografias de Santa Dulce, a publicação traz registros da expansão de sua obra na Bahia, incluindo o episódio simbólico do acolhimento dos primeiros doentes em um galinheiro no ano de 1949. A capa do livro foi criada e doada pelo artista plástico Vik Muniz.

Com valor de R$ 250, o livro estará disponível para compra durante o lançamento, e 100% das vendas serão revertidas para as Obras Sociais Irmã Dulce, instituição que atende mais de três milhões de pessoas por ano na Bahia. Após o evento, a obra poderá ser adquirida na Loja Irmã Dulce (Largo de Roma, Salvador), na loja virtual (loja.irmadulce.org.br) e em plataformas de e-commerce.

O projeto é uma iniciativa das Obras Sociais Irmã Dulce em parceria com a Editora VJ e conta com o patrocínio de diversas instituições, incluindo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Neoenergia Coelba e o Shopping Barra.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Santa Dulce dos Pobres: a primeira santa brasileira e sua obra viva”

Autora: Maria Rita Pontes

Data: 9 de abril (quarta-feira), às 17h

Local: Palacete Tira Chapéu (Rua Chile, Centro Histórico)