Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Rede Nordeste, O Povo
Publicado em 24 de janeiro de 2024 às 18:49
Com a divulgação da lista de indicados ao Oscar 2024, ocorreu a revelação de que Lily Gladstone estava entre as indicações para a categoria de Melhor Atriz. A artista, estrela de “Assassino da Lua das Flores” é a primeira indígena nativo-americana a ser nomeada.
Merle Oberon foi a primeira atriz indígena a ser indicada ao Oscar, em 1936. Nascida na Índia, em 1911, Oberon possuía ascendência cingalesa (grupo étnico do Sri Lanka) e maori (indígenas da Nova Zelândia).
Quando chegou a Hollywood, Merle escondia suas origens tanto embranquecendo a pele quanto mentindo sobre a ancestralidade. Era a forma que a artista encontrou para ter mais oportunidades na indústria do cinema.
Outras atrizes indígenas indicadas ao Oscar
Além de Merle Oberon, três mulheres indígenas disputaram a categoria. Keisha Castle-Hughes, maori que concorreu em 2004 com o filme “Encantadora de baleias”. Mas, perdeu para Charlize Theron (Monster - Desejo Assassino).
Em 2019, Yalitza Aparicio, com ascendência dos povos Mixteco e Trique, originários do México, que foi indicada pela atuação em “Roma”. Porém, Olivia Colman levou a estatueta por “A Favorita”.
Lily Gladstone pode realizar o feito de ser a primeira mulher indígena a ganhar o Oscar. Até a edição deste ano, nenhum ator indígena foi indicado à categoria de Melhor ator.
Chief Dan George, do povo Coast Salish, e Graham Greene, do povo Oneida disputaram Melhor ator coadjuvante, em 1971 e 1991, respectivamente. Ambos são do Canadá.