Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Tharsila Prates
Publicado em 14 de janeiro de 2025 às 13:13
O ator baiano Lázaro Ramos publicou uma despedida emocionada no Instagram após a morte da professora aposentada Diva Guimarães, no final de semana. A paranaense ficou conhecida em todo o país em 2017, quando pediu a palavra para contar sua história pessoal durante um bate-papo em que Lázaro falava sobre o livro Na Minha Pele, na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
“Numa das escolas onde estudei, as freiras contavam que Deus teria feito um rio por onde todos teriam que atravessar. Os primeiros, mais fortes e mais inteligentes, ao passarem por esse rio teriam perdido a cor tornando-se o que hoje são os bancos. Já nós, os negros, seríamos burros e preguiçosos, por isso teríamos atravessado quando restava apenas a lama do rio. Por isso é que apenas as nossas palmas das mãos e dos pés seriam claros”, disse ela, fazendo Lázaro e muitos na plateia chorarem. O vídeo viralizou e chegou a 12 milhões de visualizações em apenas um dia.
Neta de escravizados, dona Diva contou que foi a primeira pessoa da família dela a ter acesso à escola. Ela tinha 85 anos, e o corpo foi sepultado no domingo (12), em Curitiba (PR), onde vivia.
Na rede social, Lázaro escreveu: “A nossa Diva partiu. Obrigada, dona Diva Guimarães, por todos os ensinamentos que a senhora me passou em cada encontro. Sei que você estará em um bom lugar e em paz. Até o final, a sua presença me ensinou alguma coisa, como, por exemplo, a importância da amizade. Ver suas amigas com a senhora, lhe apoiando, te levando alegria e conforto até o fim, foi emocionante demais”.
O ator disse estar triste e mandou um grande abraço para a família da aposentada. “Obrigada por inspirar tantas pessoas com sua história. Sim, estou triste mas junto também tem a memória de todo o seu carinho, força e inspiração que sei compartilho com muitas pessoas. Um grande abraço a toda a sua família.”
O Ministério da Cultura divulgou uma nota de pesar em que diz: “Com coragem e sensibilidade, Diva expôs as dores do racismo e a força necessária para superá-las. Dedicada ao magistério durante 40 anos, ela inspirou gerações de estudantes e admiradores, consolidando-se como uma voz marcante na luta pela igualdade racial e pela valorização da história afro-brasileira".
"Seu depoimento na Flip, diante de uma plateia comovida, não apenas reverberou nas redes sociais, alcançando milhões de pessoas, como também reforçou a urgência de combater o racismo estrutural em nossa sociedade. Neste momento de despedida, expressamos nossas condolências aos familiares, amigos e todos que tiveram o privilégio de aprender com Diva Guimarães. Seu legado de força, coragem e ensinamento continuará vivo, iluminando caminhos na luta pela justiça e igualdade”, finalizou a pasta.