"LAB dos filmes que ainda não fizemos" busca talentos do audiovisual baiano

Oficinas gratuitas de escrita de roteiro na versão online acontecerão em outubro; em novembro, será a vez da oficina presencial, em Salvador

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2024 às 00:35

Os roteiros gerados durante as oficinas serão publicados em livro Crédito: Divulgação

O "LAB dos filmes que ainda não fizemos" está com inscrições abertas para oficinas de escrita de roteiro. Podem se inscrever, gratuitamente, pessoas com mais de 16 anos, que moram na Bahia e que tenham a ideia de contar alguma história em formato de roteiro de curta-metragem de ficção.

Os roteiros gerados durante as oficinas serão publicados em livro. As inscrições podem ser feitas através deste link https://forms.gle/G2ZMga49SmnPEAio8

As atividades do LAB dos filmes acontecerão entre os meses de outubro de 2024 e março de 2025 e incluem oficinas de formação em escrita de roteiro audiovisual, editoração de livro, consultorias e oficina de pitching.

Entre os dias 07 e 17 de outubro, serão oferecidas, de forma gratuita, duas oficinas online, sendo uma turma no turno da manhã (das 9h às 13h) e outra turma no turno da noite (das 18h30 às 22h30).

Após o período de oficina, os participantes vão aprimorar seus roteiros através de dois encontros com consultores de escrita. Com o fim das consultorias, o roteiro estará finalizado e apto a ser publicado no livro que compõe o projeto e será distribuído gratuitamente, inclusive, em bibliotecas e escolas públicas. A publicação também terá versões em braille, audiolivro e livro digital.

As oficinas de escrita serão conduzidas pelo professor de Cinema, roteirista e diretor Rober Corrêa. “As oficinas do LAB dos filmes que ainda não fizemos são uma oportunidade para que pessoas interessadas em roteiro possam desenvolver suas ideias e habilidades", diz.

"Este ano, o projeto inova ao trazer as autorias publicadas para um evento presencial em Salvador, onde poderão ampliar sua formação em áreas como direção e produção. Além disso, terão a chance de apresentar suas histórias à comunidade audiovisual baiana, criando novas conexões e oportunidades”, avaliou Corrêa.

Na segunda quinzena de novembro de 2024, a oficina acontecerá de forma presencial em Salvador. As inscrições da oficina presencial serão abertas logo após o encerramento do prazo de inscrições das oficinas online.

Encontro em Salvador

O LAB terá seu ponto alto no mês de março de 2025, quando o projeto reunirá em Salvador, durante três dias, os participantes das oficinas que cumprirem todas as etapas de formação oferecidas. Durante o período de formação imersiva, serão realizadas oficinas de Elaboração de Projetos, oficina de Figurino e Cenário e oficina de Pitch.

O encontro imersivo acontecerá na primeira quinzena de março de 2025. Aos participantes do interior da Bahia que forem selecionados e cumprirem todas as etapas de formação, serão oferecidas passagens de ônibus de ida e volta para Salvador, estadia e alimentação na capital baiana.

O LAB dos filmes que ainda não fizemos – Bahia foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.