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Da Redação
Publicado em 23 de outubro de 2023 às 09:12
Quem circula pelas redes sociais já deve ter visto gírias e memes novos na internet. Alguns surgem e ficam famosos em vídeos no YouTube, no Instagram, ou no Twitter, enquanto outros acabam mostrando a potência do regionalismo.
Esse é o caso do 'Lá ele', original de Salvador, mas que acabou ficando muito conhecido nos últimos meses de Norte a Sul do país. O termo foi um dos mais buscados na internet nos seis últimos seis meses, segundo a plataforma Preply, que analisou os termos mais associados aos memes nas buscas no Google.
"Lá ele" é uma maneira popular, especialmente em Salvador, de negar uma frase de duplo sentido que foi dita antes por outra pessoa. Um exemplo são as ocasiões em que alguém diz: "Vou dar tudo de mim" e, como resposta, ouve de um amigo: "Lá ele".
Apesar do bordão já ser conhecido na Bahia, a frase cresceu ainda mais na Copa do Mundo de 2022, quando o nome da mascote do torneio (La'eeb) era pronunciado de forma parecida com a gíria em questão.
O bordão ficou tão conhecido, que o cantor Tierry aproveitou a febre para compor uma música chamada "Lá ele" ao lado de outro fenômeno: o cantor (e meme!) Manoel Gomes.
Mas os baianos ficaram com ciúmes e não gostaram nada da forma que o outros estados estavam comentando. Até o jogador Neymar foi 'cancelado' pelos soteropolitanos.
“Na Bahia, se usa o ‘lá ela(e)’ quando se refere a algo ruim que aconteceu com outra pessoa e não se quer que aconteça conosco. Pode ser substituído por ‘Deus é mais’. Parem de usar em outras situações, não faz o menor sentido e incomoda os falantes nativos”, explica uma baiana no Twitter.
O CORREIO fez uma matéria durante a Copa do Mundo de 2022 para explicar o significado do 'Lá Ele', já que ficou bastante conhecido na época.
"Zé da manga"
Nos últimos seis meses, esse foi um dos memes mais procurados da internet brasileira, com mais de 400 mil pesquisas nos mecanismos de busca de Norte a Sul do país. A música foi publicada no YouTube pelo canal de YouTube Sr. Nescau, conhecido por montar remixes de canções aleatórias em batida de funk.
O que antes era apenas para trolar as pessoas — já que a frase é cantada de forma parecida com o clássico “gemidão do zap” — acabou viralizou pela web, sobretudo após o streamer Nobru cair na trolagem e passar a usá-la à exaustão.
"Suquinho de 'murucujá'"
Esse caiu na boca de todo mundo, e se tornou um fenômeno entre as crianças também. Filmado pelos pais no carro, em maio, um garoto apareceu no Instagram expressando prazer enquanto tomava um suco de "murucujá", como ele diz.
No carro, dava para escutar a música "Caiu No Meu Papinho Já Era", de Kevin o Chris e MC Caja, mas cantada e dançada pelo garotinho que se deliciava com o suquinho amarelo.
Arthur Pires, de 6 anos, que mora em um bairro na periferia de São Paulo, viralizou nas redes sociais, e a publicação já soma cerca de 80 milhões de visualizações no Instagram, o que lhe rendeu mais de um milhão de seguidores na plataforma.
"Não gostei, asmei"
Em junho, o podcast super popular PodPah recebeu o cantor angolano Príncipe Ouro Negro para uma conversa com o comediante Diogo Defante no quadro Rango Brabo. Tudo ia bem até que, durante a prova de um doce, ele lançou a frase que se tornaria meme: "Não gostei... asmei!".
Durante o encontro, o próprio Defante não aguentou e caiu na risada, enquanto Ouro Negro permaneceu comendo o doce.
A multidão de influencers angolanos conseguem arrancar risadas dos brasileiros justamente devido à pronúncia em português.
O próprio Ouro Negro, em uma música bastante popular nas redes, pronuncia a palavra "macaco" como "masqueicos", canção composta depois da viralização de um vídeo seu procurando pelos animais em uma floresta. Vale lembrar que o cantor é chamado, na Angola, de "Rei do Kuduro".
"Attenzione pickpocket"
O vídeo de uma mulher italiana alertando os turistas a se protegerem dos batedores de carteira em Veneza viralizou nas redes sociais, conseguindo captar mais de 10 milhões de pessoas dando play na gravação, que foi publicada no canal "Cittadini Non Distratti".
O áudio da mulher berrando pelas ruas da cidade enquanto filma os ladrões (ela também grita "attenzione, borseggiatrici", “cuidado com os batedores de carteiras”, em português) foi usado para produzir outros memes.
Monica Poli, o nome por trás do alerta engraçado, usou suas redes sociais para se defender da zoação e dizer que ela só estava tentando ajudar os desavisados.
"Fui ao mossar"
Um desconhecido de uma loja que, ao sair do trabalho, resolveu deixar uma placa na porta do estabelecimento com a frase: "Fui ao mossar" ("Fui almoçar").
Postado pela primeira vez no perfil do Facebook Gramaticando em 2015, o meme ganhou vida nova neste ano, sobretudo após o famoso canal South America Memes (SAM) publicar a foto para seus 4 milhões de seguidores.
O interessante é que, de lá para cá, muitas pessoas têm publicado conteúdo nas redes defendendo o autor da frase — e chamando atenção para os preconceitos linguísticos que envolvem as risadas em torno da famosa frase.
"Apocalíptico"
No início deste ano, o influencer Estevão Ferreira, de Recife, ficou famoso nas redes sociais com um bordão que ele criou de propósito: "apocalíptico".
É um jeito particular de enfatizar que algo é polêmico, que chama atenção, fazendo barulho onde chega.
Além disso, ele também é famoso nas redes por publicar vídeos em que ele corrige as pessoas sobre seu nome, quando não o assina aleatoriamente. No fim das produções, o pernambucano sempre repete o nome inteiro como uma forma de marcar quem está falando.
Caso o nome não soe tão desconhecido por aí, talvez seja porque Estevão Ferreira já é famoso desde 2020, quando criou outro bordão clássico: o "beijos de luz". Realmente, uma fábrica de memes!
Para desvendar as expressões de maior interesse no país, a pesquisa da Preply teve como ponto de partida os termos em ascensão relacionados ao tema “meme” na ferramenta Google Trends, cujo período de análise abarcou pesquisas realizadas entre março e agosto deste ano nos mecanismos de busca. Compreendidas as frases virais de maior relevância, uma segunda análise girou em torno da quantidade total de buscas de cada meme no período — o que possibilitou a criação de um ranking com base no comportamento digital dos brasileiros nos últimos seis meses.