Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carol Neves
Publicado em 12 de novembro de 2024 às 16:13
O escritor José Eduardo Agualusa lança neste domingo (17), em Salvador, o livro Mestre dos Batuques, no qual usa elementos do realismo fantástico para narrar a trajetória de formação de Angola. O evento acontecerá a partir das 16h, na Livraria LDM do Vitória Boulevard, com um batep-apo mediado pelo livreiro Heider de Assis, seguido por sessão de autógrafos.
Publicado pelo selo Tusquets da Editora Planeta, a obra narra a história de amor dos avós da protagonista ao mesmo tempo em que explora o processo de formação de Angola, tratando de temas como pertencimento e identidade.
Para o lançamento no Brasil, Agualusa vai passar por outros municípios, além de Salvador, como São Paulo, Maricá, Tiradentes, Santos, São Luís e João Pessoa. Em algumas cidades, ele vai ser acompanhado pelo escritor Mia Couto, que assina o texto de orelha do livro.
Veja o resumo do livro, divulgado pela editora
Por meio do realismo fantástico, Agualusa dá vida a Leila Pinto, uma mulher contemporânea que revisita o passado para contar a história de amor de seus avós, Jan e Lucrécia, iniciada em 1902 no planalto central de Angola. A trama tem início com um evento curioso e obscuro: um pelotão de soldados europeus é encontrado morto em circunstâncias misteriosas. A narrativa transita entre o Reino do Bailundo e a Angola, revelando como uma sociedade secreta de guerreiros ovimbundos – etnia predominante no país – desempenha um papel crucial no destino da nação.
Além de seu teor romântico, a obra explora a trajetória de Angola como nação, abordando as complexas relações entre os povos africanos e a Coroa Portuguesa, dando destaque para os crimes e contradições do processo colonial. Ao discorrer sobre questões de identidade e pertencimento, a narrativa desafia estereótipos e desconstrói ideias pré-concebidas que envolvem o povo angolano, oferecendo uma nova perspectiva sobre sua história e cultura.
Mestre dos Batuques confronta os dilemas e contradições da modernidade, trazendo à tona reflexões sobre a formação da identidade. Mais do que o testemunho de uma mulher africana ou um relato sobre o nascimento e a perda de um país, a obra de Agualusa examina meticulosamente como fronteiras simbólicas – como raça, nação, cultura e gênero – são construções que moldam a percepção da realidade. Apesar de parecerem sólidas, essas fronteiras limitam a compreensão autêntica do que significa ser humano.
FICHA TÉCNICA
Título: Mestre dos batuques
Autor: José Eduardo Agualusa
ISBN: 978-85-422-2881-6
224 páginas
R$ 69,90
Selo Tusquets | Editora Planeta