Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Jojo Todynho preferiu deixar filho adotivo em Angola: ‘vou custear a vida dele’

A cantora revelou os próximos passos para a adoção de Francisco

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 15:05

Jojo Todynho
Jojo Todynho Crédito: Reprodução

Jojo Todynho, de 27 anos, revelou que preferiu deixar Francisco, adolescente angolano que pretende cuidar, no seu país de origem. Ela explicou que está em processo de adoção em março deste ano, mas por enquanto, não quer ‘expô-lo’ no Brasil.

Por enquanto, Todynho escolheu deixar Francisco em Angola e custear a vida dele. Hoje o adolescente tem 12 anos e está cursando o ensino fundamental no país africano. "Ele vai ficar lá e eu vou custear a vida dele até a faculdade porque aqui no Brasil ele vai viver uma exposição que não precisa", disse em entrevista ao jornalista Felipeh Campos.

A cantora destacou que se tivesse trazido ele para o país agora, ela teria direito à tutela, não à adoção. "Se ele viesse comigo para o Brasil não iria adotar, teria tutela, porque aqui tem uma diferença de idade [entre pais e filhos permitida] para adotar. Eu iria ter a tutela dele e achei melhor mantê-lo lá", contou.

Ela ressaltou que tem custeado a vida do adolescente em Angola e depois ele vai estudar em Portugal. "Quando estiver com 14, 15 anos ele vai para um colégio preparatório em Portugal para depois ir para a faculdade. Quando ele tiver seus 18, 20 anos, e ele resolver morar no Brasil tudo bem, mas acho que é muito perigoso expô-lo de uma maneira que não precisa. E nas férias dele, ele [pode] vir para cá. Vou custear a vida dele, é bem melhor".

Em março, ela contou sobre o momento que "achou o filho", descrevendo uma conexão imediata com a criança em viagem a Luanda, capital da Angola. "Eu estou adotando meu filho na Angola, chega em breve, Francisco. Nunca me imaginei adotando uma criança porque eu quero ter meu mesmo, e aí foi uma coisa que aconteceu, né? E ele veio com um raio de gente que ele estava meio homenageando, ele estava de costas pra mim, né? Eu não estava vendo ele, e aí quando ele virou pra mim, eu só chorava, Eu falei, 'meu Deus, achei meu filho aqui'. Foi uma coisa assim surreal", explicou. Porém, a cantora mudou de ideia sobre trazê-lo logo para o Brasil.

Passos para adoção

No Brasil, os principais requisitos para adoção incluem ter mais de 18 anos e, no mínimo, 16 anos de diferença em relação à criança ou adolescente a ser adotado. Além disso, deve ser comprovado que a família tem estabilidade  financeira, não tem antecedentes criminais e precisa ser avaliada positivamente no estudo social e psicológico.

O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) prevê que os interessados passem por uma preparação, onde os habilitados participam de dinâmicas psicossociais e jurídicas para a adoção. Após aprovação, os futuros pais ou mães estabelecem o perfil da criança que pretendem adotar e são registrados no Cadastro Nacional de Adoção (CNA).