Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Brenda Viana
Publicado em 23 de outubro de 2023 às 09:57
A cantora Daniela Mercury foi surpreendida por Ivete Sangalo na noite deste domingo (22), com um beijo que chamou a atenção nas redes sociais. Mas, há 15 anos, mais precisamente no dia 3 de julho de 2008, os soteropolitanos ficaram chocados com a cena que foi um dos assuntos mais comentados naquela época: o beijo entre a rainha do axé e Alinne Rosa, na gravação do DVD da banda Cheiro de Amor, em Salvador.
Foi no Forte São Marcelo - quando ainda era aberto ao público -, que os fãs da banda durante a gravação do audiovisual, se surpreenderam com o final da música "Uma Noite e Meia", de Marina Lima, cantada pelas baianas.
Daniela Mercury, naquele ano, tinha começado a namorar o publicitário italiano Marco Scabia, com quem se casou em 2009 e ficou até 2012. Ela já estava no relacionamento, quando puxou Alinne Rosa e deu o tão famoso beijo lembrado até hoje nas redes sociais.
A ex-vocalista da banda de Windson Silva, fundador do bloco Cheiro de Amor, ficou completamente surpresa com o puxão da dona do hit 'A Cor Dessa Cidade', mas retribuiu o carinho no meio da gravação do DVD, rendendo comentários sobre a sexualidade de Alinne Rosa até os dias atuais.
Daniela já era conhecida por ser uma mulher bissexual, mas não tinha exposto para ninguém o relacionamento que teve com uma moça de Nova York, com quem teve o affair um ano antes do famoso beijo ao redor das águas da Baía de Todos os Santos. "Existem muitos boatos por aí a meu respeito. Nem sempre a gente quer viver publicamente todas as coisas", disse a cantora em conversa com a revista Contigo em 2007.
Na mesma semana da gravação do DVD, Alinne frisou à imprensa que era uma mulher heterossexual, mas foi apenas um 'beijo entre amigas' para selar a amizade. No entanto, em uma década ainda conservadora, mais que os dias atuais, as duas foram criticadas pelo beijo, ainda mais que não tinham outros artistas expondo relacionamentos homoafetivos.
Em 2013, cinco anos depois do beijo polêmico, Daniela Mercury assumiu o relacionamento com a jornalista Malu Verçosa, que viria ser sua esposa. No dia 4 de abril daquele ano, Alinne Rosa publicou no Instagram as fotos do beijo entre as duas no DVD para apoiar a amiga, já que a cantora baiana estava sendo duramente criticada pelo relacionamento lésbico.
“Mais FELICIDADE. Menos FELICIANO! @danielamercury”, escreveu a loira na legenda da imagem, que também serviu para protestar contra deputado Marco Feliciano, que presidia na época a Comissão de Direitos Humanos. Ele era alvo frequente de protestos no Brasil inteiro devido aos discursos considerados homofóbicos.
Atualmente, Alinne Rosa permanece sem revelar seus relacionamentos, seja com homem ou mulher, enquanto Daniela Mercury e Malu Verçosa completaram em 2023 uma década de relacionamento.