Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Brenda Viana
Publicado em 6 de março de 2024 às 11:21
Foi o paredão de milhões da edição de 2024 do Big Brother Brasil. O baiano Davi ficou na casa mais vigiada do país e recebeu apenas 28,73% dos votos, sendo o paredão com recorde de votos desta edição.
Com a permanência do motorista de aplicativo, a Bahia - que é o mundo - ficou em completo surto, parecendo um carnaval fora de época, principalmente no bairro tão, tão distante onde Davi mora, em Cajazeiras.
Moradores colocaram um telão para assistir ao paredão histórico após a briga que aconteceu no programa, onde quase todos os confinados se voltaram contra Davi. A volta do participante mostrou a força da Bahia e suas gírias regionais, que viralizaram nas redes sociais.
No vídeo do telão em Cajazeiras, o morador dispara várias gírias que quem mora fora da Bahia nunca irá entender.
"Porra! Chupa, filha da p*ta. Aqui é Bahia, Cajazeiras, descalça! Cajazeiras é o mundo, porra!", disse o morador em emoção completa.
Em outro vídeo, um grupo de motoristas de aplicativo se juntaram para fazer a gravação diretamente do bairro de Ondina, em Salvador, com a música que virou sucesso no Carnaval: 'Calma, calabreso'.
E quem disse que mulher não pode xingar regionalmente? Uma senhora foi gravada pelo filho expressando todas as gírias regionais da Bahia para as confinadas do BBB, Leidy e Yasmin Brunet.
"Ah, filha da p*ta, aqui para vocês, ó [mostra o dedo do meio]. Davi vai ficar aí. Chupa, suas cachorras. Leidy, sente e roda. Você ainda tem que engolir. A próxima a sair é você, kenga. Rolha de poço... Ela querer jogar as roupas de Davi na piscina, cada uma da porra, viu", dispara.
O influenciador Sereio, de Salvador, demonstrou para todos os seguidores no Instagram que o ódio do baiano é resumido em falar "desgraça" a cada 5 segundos. A reação dele viralizou nas redes sociais.
"Vai, desgraça. Porra. Eu achando que a desgraça do Davi ia sair nessa desgraça... porra de Tadeu da desgraça. Que porra, 70% aí, oh. Vai se f*der. Vai, porra. Ah, que nada. Que discurso desgraçado", disse na gravação.
Expressões e gírias regionais de Davi
As gírias regionais da Bahia faladas por Davi dentro do BBB 24 já viraram tema de discussão no X, antigo Twitter, de internautas que são do sul e sudeste do país. O CORREIO fez uma reportagem na época para explicar se seria regionalismo ou homofobia algumas expressões usadas pelo morador de Cajazeiras.
"É muito comum que a língua por si só carregue machismo, sexismo, misoginia, racismo, isso está expresso na construção da sociedade há muito tempo, já que o diálogo, a língua, acabam sendo reflexo do que vivemos na sociedade. Davi carrega uma linguagem construída nos guetos de Salvador, e levou para o programa, o que é normal", explica o educador e doutor em antropologia Tedson Souza .