Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 23 de setembro de 2023 às 10:50
A cantora Gaby Amarantos utilizou as redes sociais para denunciar uma situação de preconceito que sofreu na última sexta-feira (22). Segundo a artista, ela foi convidada a participar do programa Radar, da Rádio Nova Brasil FM, mas, ao chegar no local, o que encontrou teria sido a desvalorização da cultura da região Norte.
“Fui convidada a falar da minha carreira e dei meu tempo para conversar sobre a importância cultural do Norte, mas, na hora de tocar tecnobrega, tive que ouvir que as músicas não se enquadravam aos ouvidos do público ‘elevado’ da rádio”, contou Gaby, que é paraense.
Em seu relato, ela diz ter ficado em choque com a situação: “Na hora pensei: isso está mesmo acontecendo? Sabe quando você passa por uma situação onde precisa de tempo para processar e perceber que sofreu preconceito?”, disse, questionando que ainda que a rádio tenha direito de tocar o que quiser em sua programação, não entendia a razão de convidar uma artista para o estúdio e não tocar sua música de trabalho indicada ao Grammy Latino. A indicação para o prêmio veio essa semana, com a música TecnoShow.
“Sigo minha luta para levar cada vez mais longe o movimento da Amazônia periférica, tecnobrega/melody e não vou deixar que situações como essa passem despercebidas”, completou.
Já na madrugada deste sábado (23), a rádio Nova Brasil FM divulgou uma nota em que diz “Gaby Amarantos, ERRAMOS!”. No texto, a empresa afirma ter errado tanto com a cantora quanto com os ouvintes.
“Faltou educação, faltou delicadeza, faltou escuta e senso artístico. Esse erro atinge aquilo que nos é prioridade absoluta: a defesa da brasilidade, sua diversidade e toda a sua pluralidade. Por isso, pedimos desculpas”, dizem.
Segundo a Nova Brasil, a música de Gaby fará parte da programação a partir desta segunda-feira (25).