Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 15:41
Filho da cantora Gal Costa, Gabriel da Costa Penna Burgos de 18 anos, decidiu sair da casa em que morava com a viúva da artista baiana, Wilma Petrillo. Os dois estão em uma disputa judicial pela herança de Gal. As informações são da Folha de S. Paulo.
Segundo a defesa de Gabriel, Gal deixou um testamento pronto antes de adotar o filho, e Wilma Petrillo sabia que não era herdeira da cantora - todo patrimônio iria para a Fundação Gal Costa. Na Justiça, Gabriel questiona a fração de herança reivindicada por Wilma, a quem diz nunca ter visto como mãe, e tratava como "madrinha".
Quando Gal morreu, em novembro de 2022, Gabriel, que era menor de idade, ficou sob guarda de Wilma, que era também inventariante do espólio e tentava judicialmente reconhecimento de união estável, afirmando ter vivido um relacionamento com a artista por quase 30 anos. Caso a união estável seja reconhecida, Wilma terá direito a 50% da herança de Gal, o que é contestado por Gabriel. O processo corre em segredo de Justiça.
Áudio
Um áudio que expõe um momento tenso entre os dois foi divulgado pelo Portal Em Off. Na conversa, Wilma pressiona Gabriel para que o rapaz assine uma declaração de reconhecimento de dívidas com o selo Biscoito Fino, que concede aos herdeiros um adiantamento pelos direitos de intérprete de Gal. Ela se exalta, xinga e chega a dar socos na mesa durante o diálogo, que foi divulgado inicialmente pelo portal Em Off.
"Porra, Gabriel, p... que pariu. Não vai assinar, por quê? Por que é o dono da bola agora? Você só faz merda, você", pressiona Wilma. "Se você não assinar, a gente não recebe dinheiro e vai passar fome, porque eu não tenho mais um tostão", acrescenta.
Wilma também chega a dizer a Gabriel que a proposta inicial era para que ele recebesse 25% e Wilma com 75% do adiantamento, mas ela diz que considerou isso injusto e propôs 50% para cada. Gabriel se recusa a assinar o documento.
A dona da Biscoito Fino, Kati de Almeida Braga, também participa da gravação, em uma conversa telefônica com Gabriel para tirar dúvidas sobre o documento. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a empresária confirmou que é mesmo sua voz na gravação. Kati havia concedido dois empréstimos ligados aos direitos de intérprete de Gal, sendo um deles inclusive depois da morte da cantora, a pedido de Wilma. Gal gravou "Estratosférica - Ao Vivo", de 2017, e o disco "Nenhuma Dor", de 2021, pela gravadora.