Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 18:20
O único filho de Gal Costa, Gabriel Costa, entrou na Justiça para contestar o pedido de direito a 50% da herança da cantora, feito pela ex-mulher de Gal, Wilma Petrillo. A defesa do jovem questiona a fração do patrimônio da artista. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Gabriel completou 18 anos recentemente e contratou duas advogadas para representá-lo legalmente, com o objetivo de aproveitar a chegada à maioridade e "agir livre de influências". Após a morte de Gal, ele ficou sob a guarda de Wilma.
A viúva pede o reconhecimento de uma união estável com a cantora, o que daria direito a 50% da herança e a gestão conjunta do patrimônio com o jovem.
A defesa de Gabriel, no entanto, não confirmou a versão da viúva e afirma que o casal já tinha se separado quando Gal morreu e Wilma era apenas a empresária da cantora e madrinha do menino.
Gal Costa, nascida e criada no bairro da Graça, em Salvador, dona de uma das vozes mais afinadas e fortes da música brasileira, se calou para sempre após um infarto no dia 9 de novembro de 2022. A partida repentina, aos 77 anos, surpreendeu os fãs.
A morte da artista ganhou mais um capítulo polêmico nessa briga de família, entre outras críticas que envolvem Wilma, como a de que o velório de Gal foi decidido pela viúva, sendo que a cantora tinha comprado, em vida, um jazigo no Rio de Janeiro antes de morrer. O local, onde a mãe da artista também foi enterrada, teria sido ignorado pela viúva.
Gal e Wilma estavam juntas desde 1998. Já estavam casadas quando o filho, Gabriel Costa, foi adotado. Além de empresária, Wilma também era sócia da esposa. Elas tinham sociedade em duas empresas, uma delas a Baraka Produções Artísticas.
Em uma reportagem da revista Piauí, publicada em julho deste ano, amigos e familiares de Gal acusaram a empresária de gerir mal a carreira da cantora e de afastá-la dos palcos e das pessoas mais próximas.
Áudios
O filho de Gal Costa diz ter sofrido coação ‘física e psicológica’ de Wilma Petrillo. Na gravação, a viúva tenta convencer Gabriel a assinar um documento de confirmação de dívida, afirmando que possuía direito a 75% da herança.
“Você não acredita no que estou falando? (…) Qual o problema? (…) Era 75 (setenta e cinco) para mim e 25 (vinte e cinco) para você, só que não achei justo e dei 50 (cinquenta) para você e 50 (cinquenta) para mim (…) que sacanagem. Porr* Gabriel, put* que pariu, não vai assinar por quê? (…) Pu*a merd*, só vai fazer merd* você”, declarou.
A empresária ainda debochou da capacidade de interpretação do jovem e chegou a coagi-lo, afirmando que se ele não assinasse o documento confirmando a sua relação com Gal Costa, os dois iriam “passar fome”: “Se você não assinar, a gente não recebe o dinheiro e a gente vai passar fome, você não pode fazer isso comigo não, Gabriel”.