Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elis Freire
Publicado em 3 de janeiro de 2025 às 17:48
A jornalista Júlia Almeida, filha do autor de telenovelas Manoel Carlos, conhecido como Maneco, rebateu acusações de que estaria mantendo o pai isolado e sem poder se comunicar. Em vídeo publicado no Instagram nesta sexta-feira (3), Júlia pede respeito à privacidade do seu pai.
A filha do escritor explicou que o pai sofre de doença de Parkinson, uma doença degenerativa, e que ele passou por uma cirurgia no final de dezembro do ano passado. Segundo ela, Maneco está bem “dentro do possível”, se recuperando em casa.
“É inadmissível que, em um momento tão delicado, a imprensa marrom tente invadir a privacidade e desrespeitar a elegância e discrição que sempre marcaram a vida de Manoel Carlos. Como jornalista, me envergonho ao ver colegas perpetuando essas práticas. Que a família tenha o respeito que merece”, desabafou a jornalista.
“Faço esse vídeo para pedir respeito em nome da minha família e do meu pai. Não é uma doença incomum, ao contrário, mas cada um passa pelo seu processo”, ressaltou.
No vídeo, Julia explica que Manoel Carlos está vivendo da forma que ele escolheu, recolhido em casa para buscar conforto nesse momento. A jornalista reforçou que ele está sendo assistido por cuidadores, uma equipe médica completa, além de estar ao lado de sua mãe, com quem escolheu ficar.
“E não só está bem, mas está como ele pediu. Ele pediu algumas coisas, que não vem ao caso aqui. Mas uma das coisas foi esse recolhimento, porque ele é assim. Não é uma pessoa de grandes saídas, não é uma pessoa de falar, não é uma pessoa de fofoca”, contou sobre o pai, aposentado das novelas desde 2014, quando escreveu "Em Família".
Veja vídeo
Recentemente, Maneco vem apresentando uma piora no estado de saúde devido à doença de Parkinson. Seu comprometimento motor e cognitivo foram agravados nos últimos meses, segundo informações divulgadas pela Boa Palavra, produtora fundada pelo autor e comandada pela filha Júlia Almeida.
Já em reportagem de Fabíola Reipert, da Record, a comunicadora alegou que Manoel Carlos estaria vivendo isolado de familiares e amigos. Uma fonte sem nome revelado presente na reportagem diz que os amigos e familiares do autor estariam preocupados.
A fonte afirma que a filha Júlia Almeida seria a responsável pela proibição das visitas e teria demitido funcionários do pai. A reportagem da colunista do R7 alega ainda que "ela cortou completamente o acesso de qualquer pessoa a ele"
Um dos autores de telenovelas da TV Globo, Manoel Carlos assinou tramas como "Por Amor" (1997) e "Laços de Família" (2000). O autor paulista vai completar 92 anos de idade em março deste ano.