Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Luiza Gonçalves
Publicado em 26 de novembro de 2024 às 14:41
O Cine Terreiro chega a Salvador para a exibição de conteúdos audiovisuais, promovendo a valorização dos povos originários e afro-brasileiros. A abertura do festival acontece amanhã (27), com uma apresentação musical do do Coral Ecumênico da Bahia (CEB), regido pelo maestro Ângelo Rafael, e exibição única de estreia do documentário “Vozes da Fé”, com argumento do dramaturgo Elísio Lopes Júnior e roteiro e direção da cineasta Sofia Federico. O evento inicia às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha e tem entrada gratuita, com programação até a sexta-feira (29).
No dia 27, pela manhã e à tarde haverá sessões para os alunos em escolas públicas do Subúrbio 360. Nos dias 28 e 29 de novembro, o Subúrbio 360 terá a exibição das três mostras competitivas do festival, chamadas Grão (Formação direcionada a realizadores iniciantes), Mar (Contemporânea direcionada a realizadores não iniciantes) e Sal (Mostra especial para filmes produzidos em Salvador). Para os vencedores dessas mostras haverá uma bonificação no valor de R$ 1000,00, além de premiação em serviços prestados e aluguel de equipamentos, cedidos em parceria pela empresa IgluLoc.
No último dia, 29 de novembro, no Subúrbio 360, haverá um evento de premiação dos filmes vencedores e homenagens à Ìyálọ̀riṣa Ìyá Márcia de Ògún, a mestra tradicional Maya Pataxó Hãhãhãe e mais outras 12 pessoas autoridades tradicionais e defensores dos direitos dos povos e comunidades matriz africana, uma iniciativa do Assessoria Cirandas com a Frente Makota Valdina, Rremas e SIOBÁ.
“Essa homenagem é um ato simbólico de reconhecimento às lideranças espirituais e culturais que, por meio de suas práticas, mantêm vivas as raízes dos povos afro-brasileiros. As contribuições dessas lideranças garantem a preservação da cultura, da espiritualidade e da resistência das comunidades. É um tributo a quem, com sabedoria e dedicação, sustenta e perpetua os valores, tradições e ensinamentos de nossos ancestrais”, afirma João Paulo Diogo, coordenador geral do festival.
SERVIÇO: Festival Cine Terreiro 2024 - Edição Salvador/BA I Amanhã (27), às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha e na quinta (28) e sexta (29), das 18h às 20h, no Subúrbio 360, R. da Paz, S/N - Coutos. Acesso gratuito sujeito à lotação. Para mais informações: http://www.cineterreiro.com.br