Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Exposição apresenta relação de Carybé com o povo da Bahia

Mostra Carybé e o Povo da Bahia, em cartaz no MAB, no Corredor da Vitória

  • Foto do(a) author(a) Doris Miranda
  • Doris Miranda

Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 06:00

Obra de Carybé
Obra de Carybé Crédito: Acervo MAB

Chega nesta quinta (19) ao Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, a exposição Carybé e o Povo da Bahia, que apresenta desenhos, pinturas, gravuras e esculturas que representam a identidade baiana através do olhar do artista argentino radicado em Salvador.

A obra destaca sua visão única sobre os costumes, paisagens e personagens da Bahia. Carybé apresenta, do seu ponto de vista, retratos que promovem a "baianidade" como identidade cultural e turística do Estado, mesmo diante das desigualdades e tensões sociais e raciais existentes.

Mestre em diversas técnicas artísticas e conhecido por seu traço ágil e dinâmico, Carybé integrou a primeira geração moderna da Bahia, produzindo murais e ilustrações marcantes. A exposição destaca 227 desenhos originais em nanquim sobre papel, criados para ilustrar seis dos dez cadernos da Coleção Recôncavo, publicada em 1951.

As obras, encomendadas pelo escritor e educador brasileiro Anísio Teixeira, retratam cenas do cotidiano de Salvador e manifestações culturais e religiosas. Com mais de 300 peças expostas, entre desenhos originais do artista e outras peças do acervo do MAB, a exposição apresenta novas narrativas, ampliando discursos expográficos para incluir contextos históricos, sociais e culturais.

Segundo a Comissão Curatorial do Acervo do MAB, a proposta da exposição é desconstruir a antiga abordagem elitista, que ignorava a contribuição de indígenas, escravizados e trabalhadores anônimos, trazendo reflexões sobre as origens e significados das peças em exposição.

SERVIÇO - Exposição Carybé e o povo da Bahia / a partir das 18h desta quinta (19) no Museu de Arte da Bahia / gratuito