Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 3 de outubro de 2024 às 07:54
Evaristo Costa publicou um novo vídeo em que aparece de volta ao hospital na Inglaterra para fazer novos exames para o tratamento doença de Chron. Em entrevista ao podcast PodCringe, o apresentador relatou que se sente 'definhando' e que chegou a perder 23 quilos em menos de um mês na fase aguda da doença.
Na publicação, feita nessa quarta (2), Evaristo mostrou o hospital antes de fazer um exame na ala de endoscopia. 'La vamos nós!',
Em outra publicação, o jornalista mostra a entrada de uma ala do hospital público na Inglaterra, para onde se mudou após pedir demissão da TV Globo. Evaristo escreveu 'Hospital Público', e marcou o National Health Service (NHS), Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, é responsável pela administração da saúde pública no país, como o SUS no Brasil.
'Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99 porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim, além de deixar o Crohn estabilizado, mas não dava o resultado ideal e aí cortaram o remédio. Eu perdi 23 quilos em três semanas', disse em conversa com o apresentador Michael Keller.
O jornalista desabafou comentando que as pessoas o veem mais magro, mas não sabem o quanto ele está sofrendo para tentar manter a doença estabilizada, já que o emagrecimento, segundo ele, não é saudável, e sim, segue desregulando por dentro.
“Eu me sinto definhando, é como eu defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia… Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim, então não pego os nutrientes ideias e estou sempre com a imunidade baixa”, disse.
E, devido à baixa imunidade, qualquer resfriado ou virose pode virar algo bem mais grave, podendo causar uma consequência complicada.
“Uma gripe pode virar uma sepse, uma infecção na perna pode virar uma celulite. Na última vez que tive infecção nas amígdalas, ela se transformou numa sepse. A imunidade baixa não é por causa do Crohn, é uma consequência”, esclarece.