Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 3 de outubro de 2024 às 18:03
O depoimento do jornalista Evaristo Costa sobre o seu diagnóstico de Doença de Crohn e como lida com as dificuldades do dia a dia são chocantes. O ex-apresentador do Jornal Hoje, que deixou a Globo em 2017, conta que chega a ir ao banheiro 40 vezes por dia para defecar.
“É uma doença que lhe causa um grande constrangimento. O principal sintoma é a diarreia. Em crise, vou ao banheiro 30, 40 vezes por dia. Falar disso para as pessoas me gerava muita vergonha. Eu preciso estar nos lugares com um banheiro por perto. Em 2021, eu comecei a ter diarreia associada a sangue, mas não liguei pra isso. Passei três meses assim, emagreci muito. Eu só fui procurar ajuda quando perdi as forças, até para levantar da cama”, desabafou Evaristo Costa em entrevista ao PodCringe.
A doença fez com que ele perdesse 22 quilos em apenas três semanas. O sentimento, segundo relata, é de que ele está definhando.
“Cheguei a 99 quilos, mas estava inchado por causa do corticoide. Quando o medicamento foi cortado, perdi 22 quilos em três semanas. Eu me sinto definhando, é como defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia… Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim, então não pego os nutrientes ideais e estou sempre com a imunidade baixa”, disse.
Doença de Crohn
Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), a Doença de Crohn não tem cura, é considerada grave e é fator de risco para o câncer de intestino. Os sintomas mais comuns são diarreia crônica, dor abdominal, distensão abdominal, perda de peso, febre, cólica, dificuldade para eliminar gases e sangramento retal.
Além disso, em alguns casos, a doença de Crohn pode apresentar sintomas que não estão ligados ao trato gastrointestinal, como dor nas articulações, aftas, inflamação e vermelhidão nos olhos, sensibilidade à luz, erupções na pele e vermelhidão nas pernas.
A doença pode aparecer em qualquer parte do tubo digestivo (desde a cavidade oral até a região anal) sendo mais comum na final do intestino delgado (íleo) e o intestino grosso (cólons). A doença não é contagiosa e pode afetar pessoas de todas as idades.
Mas o que causa essa doença?
A SBCP diz que essa é uma doença que ainda não teve sua causa descoberta. No entanto, alguns fatores podem aumentar a chance da pessoa adoecer. Entre elas estão causas genéticas, contato com antígenos (vírus e bactérias), fatores ambientais (estilo de vida, tabagismo, hábitos alimentares) e emocionais - ou seja, é uma doença como multifatorial.