Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Estrela de 'Emília Pérez, Karla Sofia Gascón não vai ao SAG, mas se recusa a falta ao Oscar

Produtores teriam desaconselhado atriz, mas amigos dizem que ela pretende comparecer

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 21 de fevereiro de 2025 às 11:41

Emilia Perez
Emilia Perez Crédito: Reprodução

A atriz Karla Sofía Gascón, estrela do filme "Emilia Pérez" (2024), planeja comparecer à cerimônia do Oscar de 2025, marcada para o dia 2 de março, apesar de ter sido alvo de polêmicas recentes. Gascón, indicada ao prêmio de Melhor Atriz, já havia faltado a eventos importantes como o Bafta e o Goya, premiações máximas do cinema britânico e espanhol, respectivamente. Agora, rumores indicam que ela também não estará presente no SAG Awards 2025, premiação do Sindicato de Atores de Hollywood que acontece neste domingo (23). No entanto, a atriz parece determinada a marcar presença no Oscar.

A campanha de promoção de "Emilia Pérez" para a temporada de premiações tem sido marcada por controvérsias envolvendo Gascón. A atriz foi criticada após a descoberta de posts antigos em suas redes sociais, contendo conteúdos considerados xenófobos, racistas e islamofóbicos. A imprensa internacional chegou a noticiar que os produtores do filme prefeririam que ela não comparecesse ao Oscar. Apesar disso, o site "Page Six" relatou que Gascón já informou a amigos que estará presente na cerimônia.

Stefania Rossella Grassi, diretora e amiga próxima de Gascón, confirmou os planos da atriz.  “A Karla estava feliz de estar conosco, entre pessoas que a amam e que conhecem seu coração imenso”, disse ela. Sobre a presença de Gascón no Oscar, ela acrescentou: “Creio que os Estados Unidos, meritocráticos, a receberão com carinho na noite do Oscar… Ela merece o nosso apoio, nós, diretores que conhecemos o seu coração e que já trabalharam com ela”.

Gascón se pronunciou sobre as polêmicas há algumas semanas, por meio de sua conta no Instagram. A atriz pediu desculpas a "todos que foram feridos ao longo do caminho", prometendo ficar em silêncio e "deixar o trabalho falar por si". Em entrevista anterior à CNN em espanhol, ela argumentou que seus posts foram tirados de contexto.

"Emilia Pérez", dirigido pelo francês Jacques Audiard, concorre em 13 categorias no Oscar 2025, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. O filme é um dos principais concorrentes do brasileiro "Ainda Estou Aqui" (2024), dirigido por Walter Salles, que também disputa essas categorias. Na trama, Gascón interpreta um líder de cartel mexicano que, com a ajuda de uma advogada (Zoë Saldaña), decide desaparecer após passar por uma transição de gênero.

O filme, no entanto, tem sido alvo de críticas no México, acusado de apropriação cultural e representação estereotipada do país. O próprio diretor Jacques Audiard se pronunciou sobre as controvérsias em entrevista à CNN, afirmando: “Se há coisas que parecem chocantes em Emilia Pérez, então peço desculpas... O cinema não fornece respostas, apenas faz perguntas. Mas talvez as perguntas em Emilia Pérez estejam incorretas”.

Enquanto isso, Gascón tem buscado refúgio na Itália, onde está cercada por amigos e pessoas próximas, como Stefania.