Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Anna Luiza Santos
Publicado em 13 de novembro de 2024 às 15:53
A estilista Lucia Helena da Silva, dona da marca Ropahrara Moda Exótica, acionou a Justiça contra Anitta e a marca C&A, pedindo uma indenização por violação de direitos autorais e propriedade intelectual, no valor de R$ 1 milhão.
Lucia Helena alega que a cantora usou roupas criadas por ela sem atribuição de devidos créditos, em dois clipes de Anitta: Is That For Me (2017) e Vai Malandra (2017). O último conta com mais de 456 milhões de views no YouTube.
Posteriormente, algumas confecções produzidas pela estilista também teriam sido usadas em campanhas promovidas pela C&A, apontadas como produções da empresa em parceria com a designer Yasmine McDougall Sterea.
Assim, a ação judicial solicita a remoção imediata dos videoclipes, em concessão de tutela de urgência. A estilista também pede que o Google, responsável pelo YouTube, pague uma indenização de R$ 500 mil por danos morais.
Vale ressaltar que o Marco Civil da Internet, estabelecido desde 2014, determina que o YouTube não pode ser condenado por conteúdos de terceiros na plataforma, mas poderá ser responsabilizado caso não cumpra uma ordem judicial de remoção.
Confira os clipes que a estilista solicita remoção: