Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elis Freire
Publicado em 26 de novembro de 2024 às 16:43
Beatriz Goulart, esposa de Maurício Kubrusly, registrou a reação do jornalista ao assistir pela primeira vez o documentário da Globoplay que conta sua história de vida. A exibição da produção aconteceu na última sexta-feira (22), na Mostra de Cinema de Gostoso, no Rio Grande do Norte.
Nas imagens publicadas por Beatriz, Maurício, que sofre de DFT (demência fronto-temporal), aparece bem emocionado com as cenas. Ao se ver na tela, ele abraçou forte em momentos de identificação com o filme.
A obra "Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí", do Globoplay, revisita reportagens e detalhes da vida pessoal do ex-"Fantástico". O jornalista, diagnosticado com demência frontotemporal e não se recorda mais da sua carreira e do que produziu e vivenciou na televisão brasileira.
Desde os anos 70, Kubrusly trabalhava como crítico musical, comandou programas de rádio, editou revistas e ainda se lançou na TV em quadros do Fantástico. Ao encontrar anotações antigas em seus cadernos, Kubrusly revisita a sua própria história que não ocupa mais a sua mente devido a demência. “Eu fiz muita coisa na vida”, confessa surpreendido no documentário.
A demência também fez com que Kubrusly tenha esquecido de grande parte das pessoas que passaram por sua vida. A única que ele ainda reconhece é a esposa e arquiteta Beatriz Goulart, que dança com ele em uma cena do documentário em que Gilberto Gil surge tocando violão e cantando “Esotérico”, entoando o verso que leva o nome do filme: “N
Após a exibição do longa, a esposa de Maurício falou sobre a doença, em conversa com o jornal O Globo. "A evolução da demência tem em altos e baixos. Mas ele já esteve pior e a consciência que tem de si mesmo continua iluminada", contou.
O jornalista e Beatriz moram em Serra Grande, no litoral sul da Bahia, a 43 km de Ilhéus.