Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Monique Lobo
Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 19:38
Uma celebração à ancestralidade e à força do candomblé Ketu, esse é a essência do espetáculo O Candomblé da Barroquinha, que estreia na sexta (24), no Espaço Cultural Barroquinha, localizado na Rua do Couro, na Barroquinha.
A peça conta a história de Marcelina, uma jovem abian que cresceu acompanhando sua mãe nas festas da roça que fazem parte de sua vida. Agora, Marcelina vive um dia de descobertas transformadoras, compreendendo seu papel dentro da comunidade e na salvaguarda cultural e espiritual de seu povo.
Enquanto nos transporta para o cotidiano do fictício Terreiro da Barroquinha, com suas atividades simples e sagradas – como cozinhar, cuidar da terra e saudar os mais velhos –, o espetáculo também nos leva por uma jornada histórica, explorando o chão simbólico onde o candomblé floresceu na Bahia.
Com direção de Thiago Romero e texto de Daniel Arcades, a montagem é uma obra que une tradição e ficção para celebrar e refletir sobre a história secular e a resistência do povo negro diaspórico.
O elenco e a equipe de criação e produção incluem nomes como Nildinha Fonseca, coreógrafa e bailarina do Balé Folclórico da Bahia, os atores Antonio Marcelo, Nitorê Akadã, Diogo Teixeira, Fernanda Silva, Larissa Libório, Shirlei Silva e Lucas Maciel, entre outros artistas.
A realização é da DAN – Território de Criação e conta com direção de produção de Laíse Castro. Além da apresentação de estreia, o espetáculo segue em cartaz até o dia 9 de fevereiro com sessões às 19h e, nos dias 1º e 8 de fevereiro, com sessões extras às 16h.
Os ingressos custam R$ 30/R$ 60 e podem ser comprados pelo Sympla.