Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Anna Luiza Santos
Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 17:23
Com a chegada das férias de janeiro, muitas pessoas querem aproveitar as férias viajando e curtindo. Contudo, esse período do verão também é marcado por chuvas com raios e trovões, que acabam gerando curto-circuito e atingindo eletrodomésticos, causando prejuízo para quem não tem atenção com aparelhos domésticos antes de sair de casa.
O Brasil é recordista mundial em descargas elétricas, contabilizando mais de 77,8 milhões de raios todos os anos. O professor Luciano Duque, docente de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Brasília (CEUB), destaca a importância de precauções simples para evitar danos causados por descargas elétricas ou oscilações na rede elétrica.
Luciano afirma que o primeiro passo é verificar se as instalações da residência possuem o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS), que deve ser instalado tanto no quadro geral de distribuição quanto nas tomadas. "Quando cai um raio na rede elétrica, ele pode alcançar a residência e danificar os equipamentos conectados às tomadas. Com o DPS instalado, esse risco é mitigado", explica.
Ainda de acordo com a NBR 5410, que estabelece as condições mínimas necessárias para garantir a segurança em instalações elétricas de baixa tensão, esses dispositivos são essenciais para a casa de descargas atmosféricas, sejam diretas ou induzidas.
Para quem vai se ausentar de sua residência por muitos dias, também é essencial tirar os aparelhos das tomadas. "Televisores, computadores e outros dispositivos devem ser desligados obrigatoriamente por precaução. A única exceção é a geladeira, que mantém alimentos perecíveis e precisa continuar funcionando", orienta Luciano Duque.
Para além da precaução antes de viajar, é indicado realizar inspeções regulares nas instalações elétricas com um profissional capacitado, que poderá verificar se estão adequadas e garantir a segurança dos equipamentos tanto no quadro geral quanto nas tomadas, para proteger o lar dos surtos elétricos.