Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Monique Lobo
Publicado em 6 de janeiro de 2025 às 00:55
A atriz Fernanda Torres conquistou, pela primeira vez para o Brasil, o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama do Globo de Ouro, na noite deste domingo (5), em cerimônia realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. O troféu foi conquistado pela sua interpretação de Eunice Paiva no filme 'Ainda Estou Aqui', dirigido por Walter Salles.
Ao subir ao palco, a brasileira revelou que não tinha preparado um discurso. "Foi um ano incrível para o desempenho de atrizes que admiro tanto. Quero agradecer a Walter Salles meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter!", comemorou.
Ela dedicou a estatueta à sua mãe, a atriz Fernanda Montenegro, que também já concorreu à mesma categoria na premiação. "E, claro, quero dedicar à minha mãe. Vocês não tem ideia, ela esteve aqui, há 25 anos, e isso é como uma prova de que a arte pode perdurar na vida até em momentos difíceis, como essa incrível Eunice Paiva que eu faço. A mesma coisa que está acontecendo agora no mundo com tanto medo. Esse filme nos ajuda a pensar em como sobreviver em tempos difíceis como esse", falou.
Fernanda Torres concorreu com as atrizes Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria), Kate Winslet (Lee), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Pamela Anderson (The Last Showgirl).
Antes de começar a premiação, ela agradeceu à torcida. "A vitória já existe! A resistência tem sido gigante diante da indústria cinematográfica. 'Ainda Estou Aqui' de Walter Salles mostra ao mundo que não estamos brincando em serviço e a entrega é de qualidade. O que vier desse processo é a ponte que construímos para as próximas gerações", escreveu, em seu Instagram.
A artista também lembrou dos bons resultados nas bilheterias dos cinemas - já foram mais de três milhões de ingressos vendidos. "Ao Brasil, nosso muito obrigado pelo comparecimento aos cinemas, pelos aplausos e pela torcida", finalizou.
O longa 'Ainda Estou Aqui' também concorreu na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, mas não levou. O prêmio foi para o francês 'Emília Pérez', que foi indicado a outras nove categorias além dessa.
A obra, adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva, conta a história da família Paiva e de sua resistência contra a ditadura militar. Na década de 1970, o patriarca da família - Rubens Paiva - desapareceu após ser raptado pelos militares.
A interpretação de Fernanda ganhou ampla repercussão internacional, com veículos chamando a performance da atriz de "maravilhosa e com camadas", além de "magnífica e intrincadamente complexa".
Veja o discurso de Fernanda Torres ao receber o prêmio de melhor atriz: