Dona Flor, Gabriela e Velho Chico estão entre trabalhos de Harildo Deda na TV

Criado no teatro, ele teve também papéis na televisão e no cinema

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2023 às 07:37

Harildo Deda na pele de coronel Ribeirinho
Harildo Deda na pele de coronel Ribeirinho Crédito: Divulgação

O ator Harildo Déda, que faleceu aos 83 anos em Salvador, foi um dos grandes nomes do teatro baiano, mas também teve trabalhos significativos na televisão.

Em sua carreira, iniciada em 1962, ele teve mais de 100 obras entre teatro, cinema e TV.

Na televisão, seu primeiro papel foi em Rosa Baiana, em 1981, na TV Bandeirantes. Em 1988, foi a vez da versão para o clássico O Pagador de Promessas da TV Globo, no qual viveu Romualdo.

Déda ainda atuou no especial A Maldita, da Globo, em 1995; em Dona Flor e Seus Dois Maridos, em 1998; no especial Danada de Sabida, também da Globo. Em 2000, o ator esteve na série Carga Pesada e no especial Faça Sua História: Mulher no Volant, ambo da emissora.

Em 2012, foi a vez dele participar da novela Gabriela, na Globo, como Coronel Ribeirinho. Em 2016, participou de Supermax, e em 2016 fez seu último trabalho na TV, como o Dr. Amorim, de Velho Chico.

Biografia

Nascido em Simão Dias, Sergipe, em 3 de novembro de 1939, Harildo veio para Salvador aos 12 anos para estudar e na capital baiana iniciou seu caminho nas artes cênicas. Ele era professor aposentado da Escola de Teatro da Ufba, instituto que ajudou a consolidar, e, ao longo da carreira, atuou em mais de 70 peças e dirigiu cerca de 30.