Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Luiza Gonçalves
Publicado em 1 de janeiro de 2025 às 07:29
Iniciando 2025 com muita energia, música e axé, o tradicional Pôr do Som, realizado sempre no dia 1º de janeiro por Daniela Mercury, chega à sua 25ª edição hoje, a partir das 16h30, e retorna às suas origens, sendo realizado no Farol da Barra.
“Eu nem durmo mais de tanta ansiedade. O Pôr do Som foi um projeto criado no ano 2000, a partir do sonho de celebrar o Dia Mundial da Paz no primeiro dia do ano. Ele nasceu no Farol da Barra e virou tradição lá. Aquele lugar é mágico e histórico. Fiz apresentações artísticas muito importantes no Farol e voltar está me fazendo sentir todas as emoções novamente”, diz Daniela.
Ela conta que o Farol traz à tona muitas memórias: “É como um túnel de lembranças, mas também posso olhar pro futuro. Muito emblemático celebrar os maravilhosos 40 anos da axé music no Farol. Não podia estar mais feliz”.
Para o show que promete ser histórico, Daniela contará com uma abertura musical a cargo do seu filho, Gabriel Mercury, que, segundo a artista, “é o único que não poderia faltar”, e segue a apresentação com convidados como Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Pierre Onassis, Márcia Freire, Banda Mel e Banda Didá. Com Rachel Reis, ela canta a música Meu Corpo Treme, lançada em parceria por elas. “Vou celebrar os 40 anos da axé music, os 75 anos do Trio Elétrico, minhas quatro décadas de carreira e esse 1/4 de século do Pôr do Som. Eu estou muito feliz”, celebra Daniela.
Ponto de partida
No fim de outubro, foi noticiado que o Pôr do Som não aconteceria na Arena O Canto da Cidade, localizada na Boca do Rio, gerando dúvidas sobre a sua realização em 2025. Porém, o evento foi confirmado em dezembro e estará de volta ao seu ponto de partida. “Pometo fazer um showzaço, o melhor de todos os anos. Eu estava agoniada demais, achando que não ia acontecer. Nunca tive tanta vontade de subir em um palco. Estou incrivelmente feliz e realizada”, garantiu a cantora.
A alta expectativa para o Pôr do Som também é dividida entre os fãs de Daniela, que receberam animados a confirmação da edição de 25 anos e anseiam pela agenda de verão da Rainha Má. O psicólogo Caio Mattos, 26, frequenta o evento desde a adolescência e considera o show como um ponto inaugural da temporada.
“Já tem mais ou menos uns 10 anos que eu frequento o Pôr do Som e, pra mim, virou um marco de começar os eventos de carnaval, os ensaios, as festas de rua e de largo. Tudo começa amanhã, no dia 1º de janeiro, quando Daniela faz esse show sempre muito especial, com balé, intervenções artísticas e convidados maravilhosos. É um momento de realmente recomeçar”, afirma.
Além da admiração pela cantora, a quem considera uma ótima intérprete e artista completa, Caio destaca que um dos pontos fortes dos shows de Daniela está na vivência enquanto público. “É um show que, mesmo lotado, você não vê briga e é sempre um lugar bacana para as pessoas se sentirem bem, à vontade para se expressarem. Expressar sua raça, seu gênero, sua orientação sexual, da forma que se sentem mais confortáveis. Todos os anos eu vou para vivenciar isso também”, revela.
*Com orientação da editora Doris Miranda