Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Helenildo Amaral
Paula Magalhães
Publicado em 19 de novembro de 2023 às 15:30
O crochê é uma manualidade muito familiar, predominantemente feminina, por ter tido seu ensino amplamente difundido no Brasil nas escolas, entre as décadas de 1940 e 1950. Muitas pessoas possuem parentes (avós, tias, mães) que aprenderam e passaram de geração a geração essa arte de transformar linhas em peças de roupas e decoração.
Agora esse fazer artesanal ganhou uma enorme evidência na moda e tem sido valorizado por marcas nacionais, internacionais e revisitado por novos criadores de uma forma inventiva, refinando seu uso e aprimorando seu design. Peças em crochê possuem bossa suficiente para serem os protagonistas dos looks e quando fazem um diálogo com outros itens de estética totalmente distinta, como o esportivo urbano, produzem composições com status fashion contemporâneo e descolado. Garimpamos achados feitos à mão, coloridos, em um brechó de Salvador e combinamos com outros elementos streetwear para provar que quanto mais diversa a mistura mais acertada ela é quando se quer um estilo único de vestir.
Fotos Gardênia Passos (@gardenia.passos) Beleza Jessica Antunes (@jessicaanttunesmakeup) Produção de Moda Paula Magalhães (@paulamagalhaes1) e Helenildo Amaral (@helenildoamaral1) Modelo Lay Ferreira (@layanesafis) da Home Models (@homemodelsssa) Locação e agradecimentos Museu de Arte Contemporânea da Bahia (@mac_bahia)
Todos os looks são do Hoja para Usar Brechó (@hoja.parausar), exceto a calça cinza Adidas que está disponível no Brechó da Betty (@brechodabetty). Acessórios e sapatos da Abx (@abxcontempo)