Conheça Uel, uma das apostas do samba soteropolitano

“Quero traduzir o samba para a minha geração", diz o cantor

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 13 de outubro de 2024 às 12:55

Uel é sambista
Uel é sambista Crédito: Divulgação

Um dos ritmos mais brasileiros, o samba tem um novo expoente em Salvador. Criado na Cidade Baixa, Uel é versado na música desde cedo e hoje se consolidou como um dos principais nomes da cena local.

Uel ingressou aos 10 anos na LBV (Legião da Boa Vontade) – uma associação filantrópica que combate a fome pelo mundo – onde teve seu primeiro contato com a arte através de aulas de canto, flauta e violão.

Três anos depois ingressa no CRIA (Centro de Referência Integral de Adolescentes) – um programa não governamental que busca auto proteção e minimização de vulnerabilidades sociais de crianças e adolescentes – onde aprendeu técnicas com o teatro musical e decidiu que a partir dali viveria da música e se tornaria um cantor de verdade.

Dono de um timbre de voz inconfundível, que traz na sua essência a força de sua musicalidade, Uel é um artista genuinamente do povo e carrega em sua alma as batidas, a sonoridade e a força do samba da Bahia. E como bom sambista que é, traz uma bagagem recheada de canções autorias e compostas por ele.

Hoje, aos 24 anos, Uel coleciona milhares de seguidores em suas redes sociais, além de números expressivos de visualizações e downloads nas plataformas de streaming, com cerca de 25 milhões de views em seus vídeos. Já reconhecido por grandes nomes da nossa música, como Glória Groove e Belo.

“Quero traduzir o samba para a minha geração. Uma geração mais jovem que com os adventos da tecnologia, acabam desconhecendo a não vivenciando a incrível experiência que só o samba da Bahia pode proporcionar”, afirma.