Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Heider Sacramento
Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 13:27
Se você é daqueles que adora um treino pesado ou está em busca de ganhar massa muscular, provavelmente já ouviu falar da creatina. Mas, com o aumento da procura, também crescem os riscos de cair em armadilhas, como comprar creatina falsificada. Para te ajudar a não perder o foco, o CORREIO te ensina como observar e identificar se o suplemento que você usa é adulterado.
Em outubro de 2024, a Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais) fez uma análise das creatinas no mercado e 18 marcas foram reprovadas por conter impurezas. A Anvisa permite até 20% de variação no teor de creatina, mas o pior é que 10 dessas marcas apresentaram 100% de alteração – ou seja, não tinham nem um pouquinho de creatina de verdade.
Como identificar se a creatina é falsa?
É possível realizar um teste rápido em casa para verificar se a creatina que você está utilizando é original. Para isso, encha uma vasilha com três dedos de água e adicione a creatina, mexendo bem. Deixe a mistura descansar por cinco minutos, sem mexer.
Se a água permanecer relativamente transparente e o pó se depositar no fundo, o produto é genuíno. No entanto, se a água ficar turva e surgirem pequenos grãos flutuando, isso pode indicar que a creatina foi adulterada.
Em entrevista ao CORREIO, o nutricionista e professor doutor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Radamés Coutinho, explicou que o teste caseiro pode servir para identificar um indicativo de adulteração do produto. No entanto, "apenas testes laboratoriais podem confirmar essa suspeita com certeza".
O especialista também alerta sobre os riscos de consumir creatina sem diluí-la em algum líquido. "Acho importante lembrar os riscos de não ingerir a creatina diretamente sem estar diluída em algum líquido. Quando as pessoas colocam o pó direto na boca, isso pode aumentar os riscos de broncoaspiração", explicou.
Benefícios da creatina
Além de ser conhecida por auxiliar no ganho de massa muscular, a creatina também é benéfica para as funções cognitivas e para a saúde geral. Ela pode potencializar a memória, melhorar o foco e a atenção, tanto durante os treinos quanto nas atividades cotidianas.
Segundo o especialista, a creatina deve ser ingerida diariamente, independentemente do horário, de preferência acompanhada de uma fonte de carboidrato ou misturada com um suplemento proteico, como o Whey.
A dose média recomendada varia entre 3 a 5g por dia, mas há uma forma personalizada de cálculo. Ele explica que basta multiplicar o peso corporal em quilos por 0,07. Por exemplo, para uma pessoa de 70 quilos, a dose seria 0,07 x 70 = 4,9 gramas de creatina por dia.