Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Portal Edicase
Publicado em 4 de setembro de 2024 às 18:30
Geralmente, as sopas são mais consumidas durante os dias frios. No entanto, também é possível consumi-las nos períodos mais quentes do ano. Para isso, uma alternativa são as opções frias e leves. Dessa forma, você consegue variar a alimentação do dia a dia e aumentar o consumo de líquido e vegetais — tão importantes para a saúde. A seguir, confira como preparar sopas frias deliciosas!
Coloque as cenouras em uma panela e cubra-as com água. Leve ao fogo médio e cozinhe até ficarem macias. Retire do fogo e aguarde esfriar. Escorra as cenouras e reserve a água do cozimento. Bata no liquidificador as cenouras cozidas e o suco de laranja até obter uma mistura homogênea. Acrescente a água do cozimento aos poucos até obter a consistência desejada. Junte o iogurte e bata novamente. Tempere com sal a gosto e misture. Distribua a sopa em cumbucas individuais e sirva com a hortelã.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Coloque 1/3 da cebola e, quando estiver bem dourada, acrescente o restante. Refogue e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione o caldo de galinha e o cominho e misture. Depois, retire do fogo e deixe esfriar. Na hora de servir, acrescente o iogurte, o coentro e misture.
Em uma panela, cozinhe, em fogo médio, as ervilhas em água com sal até ficarem macias. Escorra e deixe esfriar. No liquidificador, adicione as ervilhas, o caldo de legumes, o iogurte, a hortelã e o azeite. Bata até obter uma mistura homogênea. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora para resfriar bem. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Acrescente o alho, o salsão e a cebola e refogue por 10 minutos. Junte a farinha de grão-de-bico e misture bem. Adicione o leite aos poucos e, mexendo sempre, cozinhe até engrossar. Tempere com o sal a gosto. Espere esfriar e bata no liquidificador. Passe a sopa pela peneira, coloque em um recipiente e leve à geladeira por algumas horas antes de servir.
Descasque os pepinos, corte-os ao meio no sentido do comprimento e, com uma colher de chá, retire as sementes. Bata no liquidificador os pepinos, a beterraba e o azeite até obter uma textura cremosa e tempere com sal. Coloque a mistura em uma tigela, junte o iogurte e bata com um batedor manual. Leve à geladeira por algumas horas e sirva com a pimenta-do-reino e a salsinha.
Em um liquidificador, adicione os tomates , o pepino, o pimentão, a cebola e o alho. Bata até obter uma mistura homogênea. Adicione o vinagre, o azeite, o pão, e a água gelada. Bata novamente até obter uma textura cremosa. Tempere com sal e pimenta-do-reino e transfira o gaspacho para uma tigela. Leve à geladeira por aproximadamente 2 horas para que os sabores se intensifiquem. Sirva bem gelado, decorado com folhas de manjericão fresco.