Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Portal Edicase
Publicado em 23 de dezembro de 2024 às 11:21
Um alimento tradicional da época de Natal, o panetone, que consiste basicamente em uma espécie de pão doce, é conhecido por ter origem na Itália. E, apesar das controvérsias históricas sobre a sua nacionalidade, é tão saboroso que conquistou o paladar de pessoas de diversos países, inclusive do Brasil.
Aqui, ele é muito apreciado em sua versão original, com frutas cristalizadas, mas, por tratar-se de uma massa versátil, também adquiriu novos sabores e, atualmente, o que não falta são opções para serem servidas. Por isso, confira 5 receitas de panetone caseiro que você precisa experimentar!
Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes, exceto a essência de panetone, a farinha de trigo, a uva-passa e as frutas cristalizadas, e bata até obter uma consistência homogênea. Adicione a essência de panetone e bata novamente para incorporar. Reserve. Em um recipiente, coloque metade da farinha de trigo, disponha a mistura do liquidificador e cubra com o restante da farinha de trigo, as frutas cristalizadas e a uva-passa. Mexa para incorporar. Distribua a massa em formas para panetone e deixe descansar por 40 minutos. Após, leve ao forno preaquecido a 200 °C por 40 minutos. Sirva em seguida.
Massa
Cobertura
Em um recipiente, coloque o fermento e o leite e misture. Adicione 1 colher de sopa de açúcar e mexa para incorporar. Deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, em um recipiente, coloque a farinha de trigo, o sal e o restante do açúcar e misture. Faça um buraco no centro da farinha e acrescente as gemas, a manteiga, a essência de baunilha e as raspas de limão. Despeje o leite reservado sobre a mistura e mexa até obter uma massa homogênea.
Após, junte o pistache e misture para incorporar. Cubra com um plástico-filme e deixe descansar por 2 horas. Em seguida, distribua a massa em formas para panetone e leve ao forno preaquecido a 180 °C até dourar. Retire do forno, espere esfriar e polvilhe com o pistache e o açúcar de confeiteiro. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque a água e a margarina e misture. Adicione o sal, o açúcar e os ovos e mexa para incorporar. Acrescente a farinha de trigo e o fermento e misture até obter uma massa homogênea. Cubra com plástico-filme e deixe descansar por 40 minutos. Em seguida, coloque a calabresa e o queijo e mexa para incorporar. Distribua a massa em formas para panetone e deixe descansar por mais 10 minutos. Polvilhe com o queijo ralado e a salsinha e leve ao forno preaquecido a 170 °C até dourar. Sirva em seguida.
Panetone
Trufa
Em um recipiente, coloque os ovos, o açúcar, a manteiga, o leite, o fermento biológico e a essência de panetone e misture até ficar homogêneo. Em outro recipiente, coloque a farinha de trigo, abra um furo no centro e despeje a mistura com os ovos sobre ela. Mexa até obter uma massa homogênea. Junte as raspas de limão e misture. Cubra com plástico-filme e deixe descansar por 2 horas. Após, distribua a massa em formas para panetone e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 1 hora. Aguarde esfriar.
Em uma panela, coloque o chocolate branco, o conhaque e o creme de leite e, em banho-maria, leve ao fogo médio até o chocolate derreter. Desligue o fogo e aguarde esfriar. Enquanto isso, com a ajuda de uma faca, corte a tampa do panetone e cave um buraco cilíndrico. Recheie com a trufa e feche com a tampa do panetone. Finalize decorando com o chocolate branco derretido. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque o fermento biológico e o açúcar e misture. Adicione a água e 4 colheres de sopa de farinha de trigo e mexa. Deixe descansar por 20 minutos. Após, coloque o sal, os ovos, o mel, a manteiga, a essência de panetone e o restante da farinha de trigo e misture até obter uma massa homogênea. Polvilhe metade da goiabada com a farinha de trigo e disponha sobre a mistura.
Distribua a massa em formas para panetone e deixe descansar por 2 horas. Depois, leve ao forno preaquecido em temperatura média por 40 minutos. Retire do forno e aguarde esfriar. Enquanto isso, em uma panela, coloque o restante da goiabada leve ao fogo médio até obter uma calda, mexendo sempre. Desligue o fogo e despeje sobre o panetone. Finalize polvilhando com o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.