Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Com aulas gratuitas de teatro, dança e mais, Barracão das Artes abre inscrições em Salvador

Atualmente mais de 120 jovens, jovens adultos e adultos participam das atividades

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 16 de dezembro de 2024 às 13:36

Projeto Barracão das Artes oferece aulas gratuitas de teatro no Forte do Barbalho, em Salvador
Projeto Barracão das Artes oferece aulas gratuitas de teatro no Forte do Barbalho, em Salvador Crédito: Divulgação

O Barracão das Artes, em Salvador, está com inscrição e seleção abertas para novos participantes das turmas do Núcleo de Teatro físico poético e as linguagens artísticas integradas: teatro, dança afro e contemporânea, danças urbanas, artes circenses (tecido aéreo, lira, trapézio e acrobacias), capoeira, música, percussão e canto. As atividades acontecem no espaço do projeto, que fica dentro do Forte do Barbalho, no Barbalho, na capital baiana. 

Os interessados podem se inscrever até 27 de dezembro, e as atividades começam em 13 de janeiro do ano que vem. A inscrição acontece através de um formulário on-line. 

Serão selecionados também participantes que já tenham alguma experiência artística (teatro, canto, dança, artes circenses) para participação no espetáculo cênico musical "Caymmi e o Mar", que retornará em seu quarto ciclo de apresentações.

Fazem parte do grupo de artistas e de instrutores das oficinas: Fábio Viana (diretor teatral, arte educador, professor, coordenador geral), Fernando Konday (técnico de luz e som, arte educador, mobilizador social e técnico geral do Barracão das Artes) Jerusa Deró (atriz, bailarina, arte educadora e instrutora de teatro físico e dança), Zitta Carmo (atriz, arte educadora, professora e diretora teatral), Wellington Reis (instrutor e coreógrafo de contact improvisacion e dança contemporânea), Pedro Ivo Ivo Santos (instrutor de dança afro contemporânea), Vitor Adorno (Capoeira), Rafael Bandeira (artista circense, técnicas para tecido aéreo, lira e acrobacias), Marcus Musk (instrumentista, músico percussionista, arte educador), Jeanne Vox e Claudia Sisan (canto e expressão vocal).

14 a 27 de dezembro
14 a 27 de dezembro Crédito: Divulgação

O artista-educador Fábio Viana, diretor do Barracão das Artes e do Núcleo das oficinas, diz que projetos como esse são essenciais para a a reinserção social do público-alvo do projeto, abrindo espaço para o surgimento de novos artistas cidadãos. Ele também destaca a importância do projeto para ressignificar o espaço físico do Forte do Barbalho, que estava abandonado.

Atualmente mais de 120 jovens, jovens adultos e adultos participam das atividades no Barracão das Artes, que também oferece atividades esportivas como karatê e boxe para crianças, adolescentes e jovens.

"Almejamos que os participantes se sintam protagonistas de um novo capítulo em suas histórias, cada um com suas vivências, experiências e aptidões. O projeto pretende tocar naquilo que é a base para qualquer relação construtiva social e cultural: a criatividade e o vigor que habitam nesses cidadãos em suas idades e histórias diversas", diz Viana. 

Sobre o Barracão das Artes

O Barracão das Artes, é um espaço de formação, difusão, criação e produção artística, que está instalado no Forte do Barbalho desde o início de 2011. A ocupação cultural é um espaço de fusão de linguagens - filosofia, teatro, dança, artes circenses, performance, artes plásticas, moda e música e é também a Casa do Bando de Teatro Sem Nome, do Núcleo de Teatro Físico Poético Ritual e de muitos outros artistas e criadores das artes da cena soteropolitana, baiana e brasileira. O Espaço serviu também para abrigar a equipe de produções cinematográficas como o filme Irmã Dulce, dentre outros.

INFORMAÇÕES PARA INSCRIÇÕES (SELEÇÃO) – PRIMEIRO SEMESTRE – NÚCLEO DE TEATRO E ARTES INTEGRADAS – BARRACÃO DAS ARTES

Inscrições: 15 de dezembro a 27 de dezembro

Período das aulas: 13 de janeiro a 18 de junho

Link para inscrição clique aqui

Inscrições gratuitas

Público alvo: a partir de 16 anos