Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Tharsila Prates
Publicado em 6 de novembro de 2024 às 14:40
Até esta sexta-feira (8) o Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb) ocupa o Cine Glauber Rocha e o Cine MAM, em Salvador. O evento está em sua 5ª edição e, neste ano, o tema é "Cinema Pretuguês". A grande homenageada é Lélia Gonzalez, intelectual, ativista e antropóloga negra falecida em 1994.
A abertura foi nessa terça-feira (5) e contou com a presença do ator baiano Antônio Pitanga, que dirige o filme Malês, além de profissionais do setor audiovisual e autoridades locais.
O festival dialoga com o pensamento de Lélia Gonzalez, reconhecendo as contribuições africanas na formação cultural da América Latina, ou como Gonzalez denominou, “Améfrica Ladina”. O evento se propõe a promover debates sobre a distribuição e circulação de produções negras no Brasil e no exterior, especialmente dentro do contexto das diásporas afro-atlânticas.
A programação inclui sessões presenciais e transmissões on-line pela plataforma TodesPlay, destacando a mostra de filmes brasileiros e internacionais, com debates temáticos sobre a distribuição e circulação de produções negras, um seminário internacional sobre a presença afro-diaspórica no audiovisual e o impacto dessas produções no imaginário coletivo. As inscrições podem ser feitas através deste link.