Cid Moreira narrou a Bíblia após deixar o Jornal Nacional

Jornalista contou situação em duas entrevistas

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 11:42

Cid Moreira leu toda a Bíblia sagrada
Cid Moreira leu toda a Bíblia sagrada Crédito: Redes sociais

Quando se aposentou aos 69 anos, Cid Moreira decidiu encarar um novo desafio: narra os salmos da Bíblia. O ex-Jornal Nacional se decidiu durante sete anos ao projeto, conseguindo criar uma legião de fãs que gostavam de escutar a palavra de Deus na voz marcante do jornalismo brasileiro.

Em conversa com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva no podcast "PodPeople", ele revelou que o convite veio de forma inesperada. "Eu estava saindo para jogar tênis e me ligaram, convidando para ler textos mais populares da Bíblia, do Novo Testamento."

O sucesso rendeu mais de R$ 60 milhões e, após os Salmos, Cid percebeu que aquilo era uma fonte boa de renda a curto prazo. "Eu pensei 'se isso fez sucesso'... Veio uma vozinha na minha cabeça: ‘Porque não grava a Bíblia toda?’ Era a época áurea do CD!".

Em 2011, Cid comentou em seu canal no YouTube, que queria entregar o CD para um dos religiosos mais conhecidos do mundo. "Quero entregar para o Papa Francisco o audiolivro que fiz dos sete livros deuterocanônicos (que são textos complementares ao livro sagrado)".

Ele gravou a Bíblia inteira em áudio books, vendendo milhões de exemplares. Suas narrações também estão presentes no Spotify.

Jornalista Cid Moreira morre aos 97 anos

Ícone no jornalismo brasileiro, Cid Moreira morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela esposa do locutor, Fátima Sampaio, ao programa Encontro, da TV Globo.

"Desculpe o estado que estou. Passei um mês acampada aqui [no hospital], não tinha outro lugar para estar. A gente veio lutando, mas a idade não é fácil, chega para todo mundo", desabafou.

O jornalista estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, devido a um quadro de pneumonia. Ele também era paciente renal. Inclusive, o casal, que estava junto há quase 25 anos, se mudou para mais perto da unidade de saúde, devido à condição do locutor. Cid precisava fazer diálise.