Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Doris Miranda
Publicado em 17 de janeiro de 2025 às 03:00
O espetáculo Tartufo – O Impostor, considerado uma das comédias mais célebres escritas pelo dramaturgo francês Molière, ganha encenação baiana que estreia nesta sexta (17), 20h, na Sala do Coro do TCA. A montagem celebra os 25 anos da Companhia Os Argonautas e os 30 anos de carreira dos atores Marcelo Flores e Alethea Novaes.
Fiel ao texto clássico, mas com algumas adaptações ao momento contemporâneo, a peça retrata a hipocrisia moral e religiosa na figura da personagem-título. Tartufo, um falso religioso, consegue, com sua aparente fé e devoção, enganar Orgon, passando a viver em sua casa e a controlar sua família.
A partir daí, a trama se desenrola entre situações cômicas e desencontros amorosos, uma vez que Orgon deseja casar sua filha com Tartufo, mas os demais familiares irão desmascarar o impostor para tentar impedir o matrimônio. Entre as novidades da versão baiana está a inserção de músicas e de cenas ágeis em direta comunicação com a plateia, o que reforça o caráter popular da Commedia Dell’Arte e da obra de Molière.
“Uma das coisas que nós, Os Argonautas, mais gostamos de fazer é adaptar e revitalizar obras clássicas. Nós apresentamos a estética original da obra, mas aproximando ela da realidade brasileira e dos dias de hoje, ainda que a essência do texto clássico seja, justamente, o seu caráter de atualidade que se perpetua no tempo”, explica Marcelo.
Alethea Novaes lembra que Tartufo é o décimo espetáculo inédito realizado pelo grupo e tem um significado especial e oportuno: “A escolha de Tartufo tem bastante a ver com a temática, que traz reflexões bem-humoradas e dialoga muito com o tempo em que vivemos”.
SERVIÇO - Tartufo – O Impostor / de sexta (17) a 1/2, de quinta a domingo, na Sala do Coro do TCA / Ingressos: R$ 40 e R$ 20.