Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Chefs festejam conquistas de 2024 e revelam o que esperam para 2025

Este conteúdo é um oferecimento da Hub.Nexoo - Soluções Empresariais

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 4 de janeiro de 2025 às 02:00

Claude Troisgros  Crédito: Divulgação 

Como diz o chef Claude Troisgros - que acabou de inaugurar o seu primeiro restaurante na Bahia, o Pala 7, no Palacete Tira Chapéu - todo final ou começo de ano nos fazemos a mesma pergunta: O que consideramos de conquista importante no ano que passou e o que esperamos do ano que está chegando? Sim, é uma pergunta com sotaque “déjà vu” mesmo, mas até ele próprio confessa que este é um questionamento que todos nós nos fazemos sempre que um novo ano está começando. Afinal, a virada é aquele momento de fazermos balanço, reflexões e projetarmos o futuro. Mesmo que este não esteja exatamente sob nosso controle. Mas quem nunca? Sendo assim, começamos pelo “carioquíssimo francês” a nossa enquete com alguns dos chefs de cozinha que fizeram história em 2024. E aí, como foi o ano de 2024 e o que espera de 2025?

Claude Troisgros – Pala 7

“Tenho vários projetos para este 2025 que se inicia, dentre eles, o de reforçar a nossa casa baiana, o Pala 7, no Palacete Tira Chapéu, um lugar especial, para que ele fique redondo e ajude a fortalecer ainda mais a gastronomia da Bahia. Temos também a previsão de um novo restaurante em Goiânia (GO) em fevereiro próximo; iremos gravar a segunda temporada do programa Geladeiras em Ação, no GNT; estou lançando no YouTube o Club do Claude, que é um clube de receitas e dicas de cozinha. E, o mais importante de tudo, a reabertura do Olympe , meu primeiro restaurante no Brasil, que depois de um tempo fechado, troca o Jardim Botânico pelo Leblon, com apenas 18 lugares, um restaurante de alto gabarito, de luxo. Feliz Ano Novo para todos”.

Chef Leila Carreiro Crédito: Divulgação 

Leila Carreiro – Restaurantes: Dona Mariquita e Casa de Veraneio

“O ano de 2024 foi de muitas conquistas, mudanças e realizações. Com menos de um ano de inaugurado, reformamos e ampliamos nosso restaurante Dona Mariquita – Casa de Veraneio, no Porto de Salvador, dobrando a capacidades do salão, cozinha, varandas e jardins a beira-mar. No novo ambiente, implantamos o Dona do Bar, um espaço integrado ao restaurante com cardápio de petiscos e aperitivos próprio e uma carta de drinques criada pelo mixologista Abel Moreira, que era um sonho nosso... Enfim, com as duas casas caminhando, sinto que não dá para parar. Além de tocarmos tudo, para este ano de 2025 planejamos fortalecer a cozinha patrimonial da Bahia e a culinária praiana que, respectivamente, adotamos nas duas casas. Portanto, desejo a todos que este novo ano seja repleto de paz, saúde e que possamos todos experimentar as delícias da vida”.

Chef Peu Mesquita Crédito: Elder Almeida/ Divulgação 

Peu Mesquita – Chef do Grupo Soho

“Acredito que 2025 será um ano de recomeço, novas conquistas e muita criatividade. Como chef, estarei mergulhado no novo projeto do Vona Ristorante, que vai voltar com uma proposta diferente e muito especial para a cidade. Além disso, continuarei atuando no Lafayette, trazendo novidades e melhorias. Também devo continuar focado na produção de conteúdo sobre gastronomia, que é uma nova forma que encontrei de me comunicar com as pessoas e potencializar os resultados que buscamos nos nossos negócios”.

Chef Lisiane Arouca  Crédito: Divulgação 

Lisiane Arouca – Chef Patissier do Grupo Origem

“O ano que passou foi de muitas conquistas e de muito reconhecimento. Nunca tivemos a intenção de ganhar prêmios, mas de levar a gastronomia da Bahia para fora, e de dar oportunidade a todos que trabalham conosco, porque são eles que estão à frente da operação. Mas ficamos felizes com esse reconhecimento porque os prêmios são resultado de um trabalho em equipe. Nada é só nosso, mas de todos nós. Para este ano de 2025, esperamos que todos que trabalham conosco, que constroem com a gente as suas carreiras, tenham muita saúde, força e resiliência para enfrentarem as dificuldades que nossa profissão impõe. Espero também que os chefs de cozinha e demais colegas de profissão estejam cada vez mais unidos no mesmo propósito de posicionar a gastronomia baiana no mundo.”

Chef Vini Figueira Crédito: Divulgação 

Vinicius Figueira – Chef Grupo Vini

“Se tivesse que escolher uma palavra para resumir 2024 seria Agradecer. Foi um ano de muito trabalho, mas de grandes conquistas. Construímos uma holding para concentrar a gestão dos nossos negócios, dando oportunidade de crescimento profissional aos nossos colaboradores; participamos da edição histórica da CasaCor Bahia quando lançamos o Ainá, de cozinha asiática, hoje em funcionamento no Rio Vermelho; inauguramos o Genaro por Vini, no icônico Wish Hotel da Bahia; viajamos pelo mundo como embaixador da Nespresso (título que também me foi dado pela Seara); realizamos grandes eventos, incluindo um bufê para 10 mil pessoas. Esperamos que 2025 seja o ano de colhermos um pouco do que plantamos, sem deixarmos de lado o compromisso com o trabalho e com a qualidade do serviço que entregamos aos nossos clientes. Sempre agradecidos e abençoados por Deus”.

Chef Gian Francesco Angelino  Crédito: Divulgação 

Gian Francesco Angelino – Restaurante Bella Nápoli

“Em 2024 o Bella Nápoli celebrou 62 anos de existência sob o comando da mesma família, o que para nós, da terceira geração de chefs de cozinha, é um orgulho muito grande e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Manter a tradição e honrar a culinária italiana é nossa missão e nosso compromisso. Com nossas tradições e com nossos clientes. Ao longo destas seis décadas e um pouquinho, temos sido fiéis às nossas origens, sem perdermos o olhar para o novo, para a contemporaneidade. Foi um ano de reciclagens, de aperfeiçoamento e, sobretudo, de investimentos, de imersão na gastronomia contemporânea. Ora revisitando a autêntica cozinha clássica italiana ora intercambiando conhecimentos com nossos pares. E é assim, com um pé na tradição e o olho no futuro,que planejamos seguir em 2025, sempre apostando, investindo e capacitando nossa equipe, porque sem ela não teríamos chegado até aqui”.